Conheça 8 vantagens de contratar uma imobiliária!

Seja para comprar ou para alugar um imóvel, o auxílio de uma imobiliária pode fazer a diferença. Isso porque a contratação desse serviço oferece a segurança de contar com conhecimentos profissionais capazes de garantir o melhor custo-benefício.

O diferencial desse auxílio abrange, quanto à aquisição, o conhecimento acerca da dinâmica do mercado, a aproximação entre comprador e construtora etc. Em relação ao aluguel, citam-se a facilidade no pagamento, a possibilidade de vistoria do imóvel, entre outros.

Neste post, você vai entender as 8 vantagens de contratar uma imobiliária na compra ou aluguel de um imóvel. Confira!

Compra

1. Conhecimento acerca da dinâmica do mercado

A experiência no mercado imobiliário permite uma análise segura quanto à valorização da edificação que se deseja adquirir. E, para além do imóvel em si, avalia-se a região em que essa se encontra, no que se refere à infraestrutura oferecida.

Ademais, prospectando-se para o futuro, pode-se ter uma avaliação das condições de valorização ou desvalorização após a compra do imóvel. Tal vantagem assegura ao comprador que o seu dinheiro será investido da melhor forma possível.

Outro benefício no aspecto financeiro é a orientação quanto ao financiamento. Caso esse seja necessário, o corretor de imóveis é o profissional capacitado para indicar a melhor forma de financiar a aquisição de acordo com as possibilidades do comprador.

2. Aproximação entre comprador e construtora

A compra de um imóvel em fase de pré-lançamento ou na planta exige a escolha de uma construtora eficiente e de confiança. Isso para que não haja problemas futuros quanto a atrasos na entrega ou não-atendimento ao que fora planejado.

Havendo cordialidade nessa relação, o comprador pode ter a vantagem de adquirir um imóvel de qualidade, que corresponda à planta original e que atenda aos seus desejos e necessidades. Outra vantagem é a possibilidade de obter melhores condições de pagamento. Tudo isso com o auxílio da imobiliária, que entende do assunto e pode facilitar as negociações.

3. Segurança na transação

Além da segurança nas questões referentes ao mercado e às transações financeiras, o serviço oferecido pela imobiliária abrange a avaliação dos imóveis. Por meio dela, é garantido ao comprador que o preço pago pela edificação corresponderá ao seu real valor.

Soma-se a isso a possibilidade de contar com uma assistência jurídica. Ela é a garantia de que as partes cumprirão com seus deveres e terão assegurados seus direitos. Essa assistência, ainda, será responsável por esclarecer dúvidas e garantir que tudo corra em conformidade com as normas legais.

4. Elaboração da escritura e no registro

O processo de compra e venda de um imóvel depende da formalização do negócio por meio de um contrato. Esse trará, em seu conteúdo, informações sobre comprador e vendedor, bem como em relação à edificação objeto do negócio.

É imprescindível que esse documento atenda ao que a lei prevê, motivo pelo qual a atuação da assistência jurídica se dá de forma relevante também nesse aspecto. Por meio dela, garante-se que a compra ocorra dentro dos parâmetros legais.

Contudo, somente esse contrato não é suficiente para que se transfira a propriedade da edificação ao comprador. É necessária a escritura, elaborada pelo Cartório de Notas competente. Em seguida, ela deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis onde se encontra a matrícula do imóvel.

Também nessas providências atuará o setor jurídico, facilitando o processo e poupando o adquirente das burocracias nelas envolvidas. Ademais, esses serviços evitam erros que poderiam causar até mesmo a perda do imóvel futuramente.

Aluguel

1. Elaboração do contrato

O processo de negociação do aluguel é complexo e exige a elaboração do contrato. Entretanto, esse deve conter informações essenciais, para que se evitem eventuais conflitos entre locador e locatário.

Nesse sentido, são importantes a indicação dos fiadores e o prazo de locação. Ainda, o valor mensal a ser pago pelo locatário. Isso inclui os reajustes a serem aplicados de acordo com índice preestabelecido no acordo. O contrato deve indicar, ainda, a responsabilidade pelo pagamento de tributos, bem como sanções em caso de mora no pagamento ou de inadimplência por parte do inquilino.

Dessa maneira, vê-se que o auxílio da imobiliária é imprescindível na concretização do negócio, até mesmo para que todos os requisitos legais sejam atendidos. Ademais, a orientação oferecida por meio da assistência jurídica permite o esclarecimento de pontos importantes, sendo esse um meio de prevenir desentendimentos.

2. Previsões quanto a reajustes

O aluguel de um imóvel exige planejamento financeiro. Essa é uma forma de assegurar que o inquilino conseguirá pagar os valores mensais durante o prazo previsto no contrato. A questão envolve, então, os reajustes.

Nesse ponto, a consultoria prestada por uma imobiliária será útil na análise dos valores acessíveis ao futuro inquilino, dentre os oferecidos no mercado. A longo prazo, será fundamental, também, a previsão quanto aos reajustes que ocorrerão ao longo da execução do contrato. A partir dessas análises, será indicada ao pretendente locatário a opção de melhor custo-benefício dentre as disponíveis no mercado.

3. Realização de vistorias

Também quanto à vistoria do imóvel a contratação de uma imobiliária configura uma vantagem. Trata-se de uma segurança tanto para o locador, quanto para o inquilino, pois essa vistoria verificará as condições da edificação antes e depois da locação.

Ainda, por meio desse procedimento é que serão certificadas as condições dos bens que compõem o imóvel, como portas, janelas, pintura, instalações elétricas e hidráulicas etc. Tudo o que for verificado será registrado antes mesmo que o inquilino ocupe o local.

Ao final da locação, uma nova vistoria será responsável por atestar que o imóvel se encontra no mesmo estado. Esse é um meio de assegurar que ao término do prazo da locação a residência será devolvida ao proprietário conforme fora entregue. Ainda, é uma forma de se determinar quais benfeitorias promovidas pelo inquilino na edificação deverão ser ressarcidas.

Portanto, vê-se que essa é uma etapa importante no processo de aluguel de um imóvel, na qual a imobiliária tem papel fundamental. Ao determinar um preço justo e analisar as condições da edificação em cada etapa do processo, esse serviço proporciona um negócio seguro tanto para o locatário quanto para o locador.

4. Facilidade no pagamento

A parte do pagamento do aluguel pode ser a que mais gere conflitos na relação entre proprietário e inquilino. Pode haver problemas quanto ao meio de pagamento e à data para que esse seja feito. Ainda, algumas vezes, o inquilino pode ter dificuldades em encontrar o locador para pagar a prestação devida.

Nesse cenário, a imobiliária oferece a facilidade de, administrando o imóvel, receber o valor mensalmente, fazer o repasse para o proprietário, realizar a cobrança e buscar acordos em caso de inadimplência. Além disso, ela é responsável por acompanhar o pagamento dos encargos referentes à locação. Ou seja, contar com esse serviço no cumprimento das obrigações contratuais é um conforto a mais.

Por tudo isso, as vantagens de contratar uma imobiliária nessa tarefa são evidentes. Dessa forma, a experiência de encontrar um novo lar se torna mais segura e satisfativa quando se pode contar com esse serviço. Tal porque o conhecimento profissional em transações que envolvem a compra ou o aluguel de um imóvel é a garantia de que tudo correrá sem complicações para ambas as partes.

Agora que você já conhece todas essas vantagens, visite nosso site! A César Rêgo é uma empresa tradicional em administração e venda de imóveis e pode ajudar você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.