Fração de imóvel: vale a pena investir? - Blog César Rêgo Imóveis

Fração de imóvel: vale a pena investir?

A fração de imóvel é uma opção bastante viável para quem procura investir em uma propriedade, mas não conta com o valor necessário para fazer a aquisição.

A possibilidade de fracionar participações do bem, seja residencial, rural ou comercial, é uma ótima estratégia para iniciar as atividades financeiras no mercado imobiliário sem que seja necessário investir valores muito altos. Além disso, a fração de imóvel pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar com o segmento de turismo e hotelaria.

Neste conteúdo mostraremos o que é fração de imóvel, quais são as diferenças entre fraction e time sharing, e se realmente vale a pena investir nessa opção. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura d-o artigo.

O que é fração de imóvel?

Primeiramente, é preciso entender que quando falamos em fração imobiliária, o assunto se divide em dois conceitos diferentes: fraction e time sharing. Sendo assim, você sabe o que significa ter um imóvel compartilhado?

Trata-se do processo em que determinado grupo de pessoas partilha do direito de utilizar o mesmo imóvel de modo alternado. O tempo de uso para cada comprador fica definido de acordo com a fração de sua participação na compra. Você entenderá melhor como isso funciona no decorrer do conteúdo.

Fraction

No modelo fraction o cliente é detentor da propriedade, ou seja, tem o direito ao título do bem, além de todos os direitos inerentes ao imóvel, podendo até mesmo vendê-lo e lucrar com a sua valorização.

Na prática, os integrantes de um grupo de fraction têm, de fato, uma fração do objeto da transação imobiliária — ou seja, frações de uma entidade que é a propriedade do bem.

Assim como em uma sociedade, os custos e as despesas são divididos entre os sócios de acordo com sua utilização, podendo ainda estipular um valor mensal para que todos os custos fixos sejam cobertos.

Time sharing

A diferença entre os sistemas fraction (ou fractional ownership) em relação ao time sharing está no direito real e contratual de cada modalidade.

Também conhecido pelo termo multipropriedade, no time sharing os adquirentes são donos de “unidades de tempo” e têm direito ao uso do imóvel por uma determinada quantidade de tempo prevista em contrato.

Esse sistema é muito utilizado no setor de turismo, já que pode funcionar como uma espécie de contrato de adesão a um programa de férias ou a um clube. Em outras palavras, o cliente consome a prestação de um serviço.

Na prática, ele deve efetuar o pagamento de um valor mensal para que possa usufruir do direito à hospedagem no imóvel, como se fosse uma casa de férias, um hotel, um flat ou um resort.

Apesar de ser comum que no sistema de multipropriedade a fração do tempo que cada proprietário usufrui do bem seja de aproximadamente 10% em um ano, ele ainda deverá contribuir com sua parte em todas as despesas que correm anualmente, como taxas de condomínio, contas de consumo, caseiro, IPTU, entre outras.

Por que a fração imobiliária pode ser um bom negócio?

Você deve estar se questionando a respeito dos benefícios de dividir o uso de um imóvel com mais pessoas, correto? Portanto, mostraremos algumas das vantagens de investir em um sistema de fração de imóvel.

Redução de custos

Já parou para pensar que a maioria das pessoas que têm casas de férias acaba usando-as com pouquíssima frequência? O fato é que esses imóveis ficam vazios na maior parte do ano, enquanto seus custos de manutenção permanecem os mesmos, ainda que não tenha ninguém na propriedade.

No caso da fração de imóvel, podemos afirmar que a divisão dos custos com mais proprietários é um dos fatores que torna esse sistema bastante viável.

Possibilidade de passar férias em lugares de luxo

Em geral, imóveis fracionados têm ligação com grandes redes mundiais de compartilhamento de propriedades. Sendo assim, é possível passar férias em localidades de luxo e até mesmo em outros países quando se participa de um sistema de fração de imóvel.

Escrituração do imóvel

Na modalidade fraction de um sistema de fração de imóvel, a propriedade em questão é escriturada, ou seja, tem todas as possibilidades e garantias que um imóvel comum proporciona ao seu proprietário, como:

  • alienação fiduciária;
  • aluguel;
  • revenda;
  • transmissão para herdeiros, entre outras características.

É importante lembrar que na escrituração do imóvel deve constar a fração exata adquirida.

[e-Book] Guia definitivo para comprar um imóvel em FortalezaPowered by Rock Convert

Valor imobiliário mantido com o decorrer do tempo

Com exceção do modelo time sharing, em que o imóvel pode perder o seu valor com o decorrer dos anos e do uso, no sistema fraction — por se tratar de um empreendimento imobiliário — o imóvel não apenas mantém o seu valor, como também pode ser valorizado de acordo com a sua localização.

Qual sistema de fração de imóvel é mais vantajoso?

Isso depende exclusivamente do critério de avaliação e do objetivo do cliente em si. Enquanto o sistema fraction, além de ser mais simples, oferece uma série de vantagens para quem pretende investir no mercado imobiliário sem poder contar com muitos recursos financeiros, o modelo time sharing pode ser mais benéfico para quem pretende focar seus investimentos no ramo de turismo e hotelaria ou simplesmente quer contar com uma locação para lazer a custos reduzidos.

No entanto, é preciso destacar que há uma grande divergência na natureza dos sistemas, já que um está diretamente ligado ao direito real e obrigacional, e o outro está limitado ao direito contratual.

Principais mitos em relação a imóveis fracionados

Certamente, falar sobre fração de imóvel gera confusão na cabeça de muitas pessoas. Ainda que nos tópicos anteriores já demos as principais informações a respeito do assunto é bom se livrar de algumas dúvidas podem confundi-lo na hora de investir. Por esse motivo, vamos explorar um pouco alguns dos principais mitos em relação a imóveis fracionados. Prossiga com a leitura e aprenda.

Terei que dividir meu espaço com os outros compradores

Bom, não é assim que funciona. Quem investe em fração de imóvel utiliza dessa alternativa em situações esporádicas como em uma casa de veraneio ou mesmo para aluguéis, só para citar um dos exemplos mais recorrentes. Por essa razão, você não morará no local com outras pessoas que não têm relação com sua vida. Não é uma república ou algo do tipo, mas, sim um bom investimento que você pode fazer para ter acesso a um imóvel de qualidade sem pagar tão caro.

Não tenho direito a passar as férias em outro lugar

Não há nada nos contratos de fração de imóvel que force você a frequentar a propriedade fracionada que foi adquirida. Isso vai da sua decisão e do objetivo firmado ao buscar essa oportunidade no mercado imobiliário. Fique tranquilo pois você não está amarrado a nada, nem ninguém.

Caso eu não possa utilizar minhas semanas irei perdê-las

Novamente, esse tipo de obrigação não existe. Você não é forçado a ocupar o lugar quando for a sua vez de estar ali, como acontece no time sharing. Você pode ou não — de acordo com a sua escolha — aproveitar as semanas que estão reservadas para seu usufruto.

Porém, se naquele momento tem o interesse de viajar para outro local com a família, até para variar um pouco no destino, vocês obviamente têm toda a liberdade de fazer isso. Não há perdas nessa escolha.

Como funciona a fração de imóveis para investidores?

Vamos entender um pouco melhor como a fração de imóveis funciona para investidores. Felizmente, as informações sobre as diversas possibilidades que o mercado imobiliário oferece tem sido cada vez mais divulgadas amplamente e um grande número de pessoas têm consumido esse tipo de conteúdo. Com isso, fica mais fácil realizar escolhas acertadas e colher bons frutos. Confira as informações a seguir.

Investir no mercado imobiliário

Conforme dissemos na introdução desse tópico, o mercado imobiliário não se resume a visões fechadas e limitadas sobre compra, venda e aluguel de imóvel. Mais ainda, você não precisa ter um grande montante de dinheiro para ter acesso a uma propriedade de luxo. É nesse sentido que a fração de imóvel se apresenta como uma excelente alternativa do mercado imobiliário. Se você já é investidor ou vem pensando em investir, não subestime essa variável.

Custos e ganhos divididos

Se fica mais em conta acessar um imóvel de luxo, obviamente os ganhos também são compatíveis ao que foi investido. Isso é importante ser entendido para se ter os pés no chão quando se pensa no quanto se pode lucrar comprando uma fração de imóvel. Isso não quer dizer que não é vantajoso, apenas que você precisa ter em mente que as responsabilidades sobre o imóvel e seus dividendos também serão compartilhados.

Reduzir gastos na aquisição e manutenção do imóvel

Quantos investidores têm poder para comprar um imóvel de luxo? Mais ainda, quantos desses conseguem manter essas propriedades em perfeito estado seja para aluguel ou revenda? Pois bem, se associando a outras pessoas, fica mais fácil realizar ambas as coisas e assim você consegue se diferenciar no mercado imobiliário.

Como pode ser uma boa opção para investir em propriedades internacionais?

Em um momento no qual a economia nacional ainda enfrenta desafios, pode haver certa dificuldade na hora de encontrar pessoas que podem pagar pelo que você oferece. Ainda que o seu plano não seja lucrar com a fração de imóvel, ter a chance de ter uma propriedade em outro país e realizar uma viagem mais que especial para esse local é também uma opção e tanto, não é mesmo?

Seja qual for a razão, investir em propriedades internacionais traz um grande diferencial, seja voltado para turismo ou como investimento. No primeiro caso, vale lembrar que uma das questões que mais encarece uma viagem internacional é justamente a hospedagem. Tendo um lugar bom e confortável para você e sua família ficar, facilita bastante todo esse processo e os motivarão ainda mais a viver essa experiência.

Se o assunto for investimento, vale lembrar que os consumidores brasileiros que procurarem seu imóvel fracionado para aluguel ou compra serão obviamente um público mais seleto e que pode arcar com isso. Mesmo que isso não aconteça, você terá várias pessoas do país o qual escolheu para investir interessadas no que você tem a oferecer. Sendo assim, o seu investimento terá uma capilaridade muito maior do que se comprado aqui no Brasil.

É claro que vários detalhes precisam ser considerados como o valor do imóvel, sua manutenção, as taxas e impostos do país no qual estará situado e demais burocracias que estarão envolvidas nesse processo. Todavia, agindo com clareza e podendo contar com a ajuda de especialistas do ramo como as imobiliárias, fica muito mais fácil acertar nessa escolha.

Por que contar com os serviços de uma imobiliária para fazer o cálculo exato?

Antes de concluirmos o artigo, é muito importante ressaltar o papel de uma imobiliária em todo o processo de aquisição de um imóvel fracionado, independentemente de qual for o modelo adotado.

Por se tratar de um procedimento altamente burocrático e que envolve a participação contratual de diversos consumidores, seu cálculo precisa ser realizado por profissionais experientes sobre o mercado imobiliário e altamente qualificados em relação ao assunto.

Além disso, uma imobiliária com credibilidade pode fornecer um serviço completo de consultoria até mesmo na hora de escolher a propriedade de objeto da fração de imóvel, garantindo que o cliente faça o melhor negócio possível e fique isento de correr riscos no processo.

Se gostou de descobrir se vale a pena investir em fração de imóvel, mas ainda quer esclarecer algum ponto, deixe seu comentário. Será um prazer ajudá-lo a acertar nesse investimento.

5 Comments on “Fração de imóvel: vale a pena investir?”

  1. Bom dia !

    Me chamo Marcos Vinicius, acabei de comprar uma fração em Foz do Iguaçu, ainda na planta a previsão de entrega e para Dezembro de 2023.
    Não conhecia este tipo de negócio e gostei muito, gostaria de saber um pouco mais sobre a valorização.

  2. Boa tarde, me chamo Sandro tenho 39 anos e junto com a minha esposa adquirimos dois empreendimentos com sistema de fração, como faço pra vender a nossa parte? um fica no Gramado termas resort e o outro no Vacation Village resort em Orlando, Flórida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *