Comprar imóvel na planta ou pronto: qual o melhor?

Se você está pensando em adquirir um novo imóvel para a sua família, pode estar com uma dúvida clássica: comprar imóvel na planta ou pronto? Qual dessas opções terá melhor relação de custo e benefício? Qual oferece melhores formas de pagamento? Qual se valoriza mais com o tempo?

Essas são perguntas comuns para quem deseja se mudar e não quer errar na escolha. A verdade é que não existe resposta certa. Há vantagens e desvantagens em ambas as opções, e a reflexão deve ser feita com cuidado e racionalidade, levando em conta o seu perfil e o de sua família.

No texto de hoje, vamos falar sobre os benefícios do imóvel na planta e também do imóvel pronto, para que você veja qual combina mais com seu estilo de vida e faça uma boa escolha. Confira!

Vantagens de comprar imóvel na planta

Muitas imobiliárias e construtoras oferecem imóveis na planta com o argumento de que são a escolha correta para qualquer tipo de família.

De fato, há muitas vantagens nesse tipo de compra, mas também existem alguns benefícios no imóvel pronto que devem ser levados em consideração no momento de decidir. Vejamos a seguir o lado bom da comprar uma casa na planta.

1. Perspectiva de valorização

No começo de uma obra, principalmente na fase de lançamento, a construtora coloca preços mais atrativos, já que o imóvel não será entregue naquele momento. Por isso, quando você compra um imóvel na planta, normalmente paga menos do que pagaria pelo mesmo imóvel pronto, já que você ajuda a viabilizar a construção daquele empreendimento.

Por esse motivo, você pode conseguir bons negócios ao comprar um imóvel na planta, sabendo que, no final da obra, terá um bem que se valorizou ao longo da construção e que poderá ser vendido por um preço maior do que foi comprado na planta.

2. Financiar uma parcela maior

Para imóveis prontos, o financiamento pode chegar até 85% do valor total da propriedade. Para imóveis na planta, essa porcentagem pode ser ainda maior, já que existe a possibilidade de parcelar a compra diretamente com a construtora (que sincroniza as prestações de acordo com o cronograma da obra) e em seguida (após a entrega) financiar o saldo com o banco.

Isso garante que você conseguirá dividir o valor em mais prestações e pagá-lo ao longo de um tempo maior. Para quem prefere deixar o dinheiro rendendo ou não fazer um investimento tão alto de uma vez, essa facilidade pode ser um diferencial e tanto.

3. Ser o primeiro a morar no imóvel e ter a garantia da construtora

Pode parecer óbvio, mas ser o primeiro a habitar um imóvel tem suas vantagens. Tudo estará bem novo, desde o encanamento e a estrutura até os acabamentos, a pintura e as dependências do prédio.

Essa sensação de morar em algo que “acabou de sair da caixa” é bem agradável. Além disso, você tem a certeza de que não precisa se preocupar com nenhuma manutenção por bastante tempo, já que a construtora dá um prazo de garantia (normalmente de três a cinco anos) para o imóvel novo.

Saber que você não precisará arcar com despesas de reparo e passar por reformas inconvenientes pode ser uma tranquilidade grande para sua família. Por isso, vale a pena levar essa vantagem em consideração.

4. Ter tempo para se programar

Por último, outro benefício de comprar na planta é o prazo que você terá para se mudar. Alguns podem achar que é inconveniente ter que esperar tanto tempo para morar no novo imóvel, mas a verdade é que existe o lado bom nessa espera: o planejamento.

[e-Book] Guia definitivo para comprar um imóvel em FortalezaPowered by Rock Convert

Você terá tempo para organizar a documentação, pensar em móveis, na sua rotina quando mudar para um novo bairro, poderá avaliar escolas, academias, supermercados e outras facilidades. Tudo isso sem a pressa de ter que se mudar em alguns dias.

Vantagens de comprar imóvel pronto

A outra opção, de comprar imóvel já pronto para morar, favorece o planejamento da família, visto que torna possível entender a divisão de cômodos, conhecer até mesmo a vista do apartamento e agendar uma entrega sem atrasos. Falaremos sobre algumas vantagens da casa pronta a seguir.

1. Menor tempo de espera

Como dissemos, esse tipo de empreendimento já está pronto para morar, o que permite que você planeje sua mudança em poucos dias.

Se o seu imóvel atual ficou pequeno para o número de moradores, ou está distante de um novo emprego ou uma nova escola, e você tenha pressa para encontrar um lugar novo, o imóvel pronto é a melhor opção. 

Nesses casos, com certeza o imóvel pronto atende melhor aos seus prazos, exigindo apenas o tempo de trâmite e documentação para que você agende a entrega das chaves.

2. Conhecimento do imóvel por completo

Optar por um imóvel pronto permite ter total noção do espaço de cada cômodo. Também é possível entender na prática como a planta é dividida, ver de perto os acabamentos e até mesmo verificar o posicionamento do prédio.

Dessa forma, você sabe como é a iluminação natural, o nível de barulho do andar desejado, e até mesmo a temperatura interna, o que permite se planejar melhor, sem ter surpresas desagradáveis.

3. Preço justo

No começo do texto, falamos que ao optar pelo imóvel na planta você pagará menos do que o imóvel vale, já que ele valoriza quanto mais se aproxima da entrega. No caso do imóvel pronto, como ele já foi habitado, não valorizará tanto em pouco tempo, o que permite que você pague o valor justo na compra.

O mercado imobiliário é volátil, e o preço depende muito da lei da oferta e demanda. Por isso, vale a pena contar com uma boa imobiliária para encontrar um imóvel com preço justo e com tendência e a se valorizar nas próximas décadas.

4. Diversidade de opções

Você poderá contar com muitas opções de compra ao escolher imóveis prontos. As pessoas habitam por toda parte, e a oferta de imóveis usados é sempre alta, por mais que varie de tempos em tempos e de bairro em bairro.

Por isso, se você gosta de ver muitas opções antes de tomar sua decisão, certamente ficará satisfeito ao ver o número de imóveis prontos disponíveis. Você terá muitas escolhas de bairro, tamanho, características e acabamentos.

Como você pode ver, esse comparativo entre adquirir imóvel pronto e comprar casa na planta  deve ser feito tomando por base as características que citamos aqui, cruzadas com as necessidades de sua família. Avalie o prazo que vocês têm para a mudança, como seria a melhor forma de pagamento e o que vocês apreciam em um imóvel para fazer a escolha certa, e não deixe de contar com uma boa imobiliária no processo.

E então, gostou do nosso artigo ? Que tal fazer um comentário e deixar sua opinião?