5 tendências do mercado imobiliário de Fortaleza!

Com o passar do tempo, o comportamento das pessoas vai mudando, o que influencia toda a dinâmica social. Isso acaba refletindo em diversos aspectos da vida humana, inclusive a habitação. Com isso, são várias as mudanças observadas no perfil imobiliário, e isso não poderia ser diferente em Fortaleza.

Acompanhando a recuperação desse mercado, vão surgindo construções com unidades cada vez mais compactas e que contam com espaços compartilhados capazes de atender às necessidades de seus moradores. Além disso, a tecnologia invade novos espaços.

Como se vê, são várias as transformações observadas quando o assunto é imóvel. E, para investir no ramo, na compra ou no aluguel, é fundamental entender bem o assunto.

Por isso, vamos mostrar para você as 5 tendências do mercado imobiliário de Fortaleza. Confira!

1. Unidades compactas

Há um tempo, vem crescendo a quantidade de divórcios, e é grande também o número de solteiros. Esse é um comportamento que acaba influenciando na dinâmica da moradia. Isso se deve ao fato de que, morando sozinhas, essas pessoas não precisam de grandes espaços.

Outro aspecto social bastante observado é a grande mobilidade. Situações como trabalhar em outra cidade ou estudar no exterior temporariamente fazem com que muita gente não queira se fixar em um só lugar. Assim, aqueles que escolhem um imóvel para morar preferem não ter vínculo com a propriedade e preferem ocupá-la por meio de um contrato de locação, um que seja funcional.

Atendendo a esse cenário, é cada vez maior a construção de edifícios com unidades compactas. Nessas, os ambientes são feitos de forma a permitir adaptações de acordo com o momento do dia. São camas e mesas retráteis, mini-escritórios, cozinhas e banheiros menores. Tudo isso podendo caber em até 40m², ou menos ainda!

Além da praticidade e da funcionalidade, esses imóveis oferecem uma grande vantagem econômica. Eles têm valor menor e, por serem menores, a taxa de condomínio a ser paga pelos moradores também é reduzida. É muita facilidade para um só espaço!

2. Áreas de convivência compartilhada

Também devido ao fato de que muitas pessoas hoje não querem criar raízes em um só local, as áreas de convivência dos edifícios são compartilhadas. Dessa forma, elas podem usufruir do que um espaço oferece sem a necessidade de ter a propriedade dele.

Tem-se ainda a facilidade de poder fazer quase tudo em um só lugar, sem precisar se deslocar pela cidade para isso. Isso representa economia de tempo e de dinheiro com transporte. Seguindo essa ideia, muitos prédios têm sido construídos com uma estrutura bem completa.

Eles contam com academia, sendo que muitas delas já oferecem o serviço de personal trainer. Há ainda espaços de coworking e salas de reunião, que permitem ao morador ter um espaço tranquilo e destinado ao seu trabalho.

Alguns edifícios contam até mesmo com apartamentos compartilhados, para que os condôminos possam hospedar suas visitas. Assim, o espaço individual reduzido é muito bem compensado nas áreas compartilhadas. Haja conforto!

3. Transporte compartilhado

Muitos desses modernos edifícios oferecem, além das facilidades internas à propriedade, outras relacionadas ao transporte. Estamos falando de carros e bicicletas que podem ser usados por todos os condôminos. Assim, é possível aproveitar grandes espaços que seriam utilizados para guardar os veículos de todos os moradores em outras funções.

Isso também permite economias quanto aos gastos que os automóveis geram para seus proprietários, como gasolina e impostos. Ainda, estimula-se o uso de transportes alternativos, promovendo a sustentabilidade. Ou seja, são muitos benefícios para o bolso e para o meio ambiente!

4. Internet das coisas

Assim como em diversas situações do cotidiano, a tecnologia tem invadido também as residências, facilitando a vida de quem quer funcionalidade quando o assunto é morar. Estamos falando do uso da internet das coisas nos imóveis. Você sabe o que é isso?

Essa expressão se refere ao emprego da rede mundial de computadores em objetos do dia a dia das pessoas. Isso vale tanto para o momento da escolha da edificação, quanto na sua ocupação.

Ao avaliar as residências, antes mesmo de adquiri-las ou alugá-las, o interessado pode conhecer o seu interior usando os simuladores que já são oferecidos por muitas imobiliárias. Eles recriam os ambientes virtualmente, de forma bastante fiel à realidade. Isso evita que o futuro proprietário ou inquilino tenha que se deslocar até cada um dos imóveis antes da escolha por aquele que melhor se adapte ao seu perfil.

Ainda, ao ocupar o imóvel, o morador tem a facilidade de ter os eletrodomésticos, interfone, alarme, iluminação e outros itens conectados à internet, permitindo até mesmo o seu controle e uso a distância, por smartphones ou computadores. Já pensou que bom poder usufruir desse conforto? É o futuro que chegou!

5. Portaria automatizada

A presença física de um porteiro nos edifícios passou a ser cada vez menos comum. É que, nos novos prédios, muitos condôminos têm preferido controlar a entrada e a saída de pessoas por conta própria, usando aparelhos eletrônicos para isso.

Outra saída encontrada é a contratação de empresas que prestam serviços de portaria de forma terceirizada. A movimentação no edifício passa, então, a ser monitorada por centrais de atendimento a distância, por meio de câmeras.

Essa é uma vantagem em termos financeiros, uma vez que poupa gastos com um só funcionário, o que exige, além do pagamento do salário, o de outros valores relacionados a direitos trabalhistas e previdenciários. Isso também poupa a exigência de se ter um espaço físico apenas reservado ao porteiro.

Como você pode ver, os espaços residenciais precisam acompanhar as mudanças sociais e atender às necessidades e aos desejos de seus moradores. E o mercado imobiliário também segue essa dinâmica, principalmente em grandes cidades como a capital cearense.

Portanto, para investir ou para morar, é fundamental conhecer quais são as tendências do mercado imobiliário de Fortaleza. Com certeza, são inovações que vão atrair o interesse de muita gente que se encaixa nos perfis que elas visam a atender. Por isso, trata-se de um investimento com retorno certo, ainda mais considerando a recuperação da economia nesse setor!

Então, você está esperando o que para comprar ou alugar um imóvel que ofereça todos esses benefícios e muito mais? Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.