7 benefícios da administração de imóveis que você não pode perder

A administração de imóveis para locação envolve detalhes que vão desde o anúncio, a negociação, o ato de fechar o acordo e a cobrança dos aluguéis até o encerramento do contrato. Quando são várias as propriedades em questão, se tudo for feito somente por um locador sem conhecimentos específicos, erros podem ocorrer.

Essa situação representa um risco para o negócio. Afinal, equívocos como perder prazos, cobrar valores de forma errada e negligenciar direitos têm a chance de se tornarem frequentes.

Então, para evitar problemas e ajudar você a entender a importância da administração de imóveis por pessoas qualificadas, listamos 7 benefícios desse serviço. Continue a leitura e saiba quais são!

O que é a administração de imóveis?

Trata-se do serviço prestado a partir da assinatura de um contrato entre o proprietário da edificação e uma imobiliária. Neste acordo, a pessoa confere à empresa a gestão de sua propriedade ou a coordenação dos negócios que envolvem seus interesses no ramo imobiliário, pagando uma taxa pelo trabalho desenvolvido.

Portanto, esse serviço consiste em delegar a um profissional especializado no assunto as funções de contratar e gerir a locação. Isso envolve orientar o contrato, fornecendo informações a respeito do mercado imobiliário, ou seja, ajudando na estipulação do preço a ser cobrado pelos aluguéis.

A avaliação das fichas cadastrais dos futuros locatários, assim como das pessoas que podem garantir o pagamento dos valores devidos caso o interessado não o faça, também está incluída. Aliás, o administrador prestará auxílio na definição da garantia solicitada ao terceiro, na análise das prestações de contas e na realização de vistorias.

O profissional que exerce a administração de imóveis dará orientações quanto às legislações relativas aos contratos de locação e aos aspectos tributários pertinentes. Então, em resumo, esse profissional será responsável por gerenciar os interesses que envolvem os bens imóveis do proprietário.

Por que é importante contar com esse serviço?

Como você pôde perceber, são inúmeras as questões para se preocupar quando o assunto é locação de imóveis. Fazer isso sem os conhecimentos necessários é arriscado e pode gerar prejuízos a quem aluga um espaço.

Contar com profissionais especializados para cuidar do assunto garante um maior controle de todos os aspectos envolvidos em um contrato de aluguel. Como consequência, é possível ter maior segurança nas transações.

Quais são os benefícios da administração de imóveis?

Compreendida, então, a importância de ter esse serviço, você deve estar pensando: “e na prática, quais benefícios terei ao contratá-lo?”. Vamos a eles!

1. Integração de tarefas

Diante de tantas informações a serem gerenciadas, o serviço de administração, ao fornecer um sistema que reúna todas elas, facilitará o processo. Assim, os dados relativos a cada imóvel, aos inquilinos, aos prazos de validade dos contratos e aos pagamentos podem ser acessados sempre que necessário por você e pelos administradores.

Dessa forma, o controle do andamento dos acordos ocorrerá de forma segura e, até mesmo, remota.

2. Acesso online

A internet tem invadido vários espaços no cotidiano das pessoas, inclusive a locação de propriedades. A administração de imóveis segue essa tendência e permite, tanto aos proprietários quanto aos inquilinos, o acesso a tudo de que precisam pela rede, por meio de senha e login.

Portanto, sendo necessário emitir uma segunda via do boleto, por exemplo, basta acessar a área exclusiva para o locatário. Além disso, partes contratantes podem contar com a comodidade de receberem alertas em seus celulares e e-mails a respeito de prazos, reajustes e débitos em aberto, o que facilita a própria comunicação com a imobiliária.

3. Organização de documentos

Como é enorme a quantidade de documentos exigida ao firmar um acordo de locação de imóvel, você corre o risco de se perder. Mas a imobiliária pode ajudar nisso, pois oferece um sistema virtual que armazena e separa cada item de acordo com a forma de organização adotada pela administradora. Assim, fica mais fácil encontrá-los.

4. Agilidade no repasse de informações

A principal consequência benéfica de se ter um sistema integrado, o acesso online e os mecanismos de armazenamento de documentos é a facilidade de acesso aos dados relacionadas aos contratos de locação. Isso, sem dúvidas, permite uma maior agilidade no repasse de informações entre proprietário, inquilino e imobiliária.

5. Análise e interpretação de dados

Analisar e interpretar contratos e leis pertinentes à locação podem ser tarefas difíceis para quem não tem conhecimentos específicos. São muitos detalhes a serem observados e, em consequência, algum deles pode passar despercebido.

Além disso, a análise dos documentos e das informações do inquilino é fundamental à escolha entre fechar ou não o negócio. Portanto, contar com um profissional que entenda do assunto proporciona uma maior segurança à transação.

6. Garantia de receber o pagamento

Por se tratar de um negócio em que o pagamento ocorre mensalmente, há sempre o risco de o locatário não fazê-lo em alguma ocasião. Essa é uma situação que gera desconforto — tanto para ele, já que faz com que dívidas se acumulem, quanto para o locador, que precisará fazer a cobrança (pessoalmente ou por meios legais).

A administração de imóveis pode ajudar caso isso ocorra. É ela quem vai fazer o controle quanto à adimplência ou à cobrança do inquilino, usando os meios possíveis e necessários para garantir o direito do proprietário de receber a quantia devida.

7. Economia de tempo

Delegar a uma imobiliária a administração de seus imóveis é uma forma de economizar tempo. Isso porque você não precisará:

  • fazer pesquisas de mercado para saber preços;
  • negociar com potenciais inquilinos;
  • analisar informações;
  • providenciar documentos;
  • realizar vistorias;
  • fazer cobranças, entre outras obrigações que o contrato de locação exige.

Muitas das facilidades acima acabam convergindo no uso de sistemas que reúnem informações em um único lugar. Ter acesso aos dados pela rede é outro exemplo de facilidade que poupa um tempo valioso.

Como vimos, alugar um imóvel exige que providências sejam tomadas antes, durante e após a vigência do contrato. É imprescindível saber quais são elas, pois os erros podem representar perdas financeiras.

Então, depois de entender a importância de um profissional capacitado para fazer a administração de imóveis, por que arriscar? Além de ter mais segurança na condução das locações, você não precisará gastar tempo com isso.

Ficou interessado pelo serviço e quer usufruir de todos esses benefícios no aluguel de seus imóveis? Entre em contato conosco  e saiba como fazer a contratação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.