Conheça 4 boas dicas do que fazer com o décimo terceiro salário!

O que fazer com o décimo terceiro salário? Essa é uma pergunta que passa pela cabeça de milhares de brasileiros quando chegam os últimos meses do ano. Afinal, enquanto muitos ficam tentados a gastá-lo com as festividades dessa época (Natal e Réveillon), outros vão além e sabem que essa renda, quando bem aplicada, pode ser um meio eficaz de dizer adeus às dívidas e organizar melhor as próprias finanças.

Não é à toa que saber se planejar financeiramente e traçar alternativas de uso para esse dinheiro é essencial. Pensando nisso, reunimos algumas dicas do que você pode fazer com ele. Acompanhe!

1. Antecipe parcelas do financiamento do seu imóvel

A primeira dica sobre o que fazer com o décimo terceiro salário é bem simples: se você financiou a compra do seu imóvel, utilize esse dinheiro para antecipar o máximo possível de parcelas. Com isso, você fica mais perto de saldar o débito restante e ainda reduz suas despesas mensais, deixando o seu orçamento mais folgado para organizar e cuidar dos seus outros gastos (como educação, saúde, alimentação etc.).

2. Quite a prestação balão do seu veículo

Outra sugestão é usar o 13º para priorizar o pagamento à vista da prestação balão do seu carro. Isso porque essa modalidade de financiamento, que é bem comum em concessionárias, sempre gera uma cobrança final com um valor de 20% do custo total do veículo que não pode ser parcelada e, geralmente, pesa bastante no bolso dos clientes.

Logo, garantir que você terá a quantia necessária para quitá-la é fundamental para evitar que a empresa exija a entrega do automóvel adquirido.

3. Faça um investimento

Caso tenha comprado a sua residência à vista e não haja prestações pendentes do seu veículo, você pode aproveitar esse montante para fazer um investimento a longo prazo no tesouro direto, no LCI ou no CDB — que oferecem um baixo risco e boa rentabilidade.

Dessa forma, o seu dinheiro não fica parado e pode ser utilizado futuramente, por exemplo, para adquirir um segundo imóvel, pagar a faculdade dos seus filhos ou mesmo tirar um ano sabático.

4. Redecore a sua residência

Por fim, uma última dica é dar aquela tão desejada renovada no lar e deixá-lo de acordo com as últimas tendências do design de interiores. Afinal, muitas pessoas têm (e apreciam) o hábito de anualmente trocar a pintura das paredes, adquirir novos acessórios decorativos, trocar os revestimentos da cozinha e dos banheiros, mudar a iluminação dos cômodos, substituir algumas peças do mobiliário etc.

Portanto, nada melhor que aplicar o seu 13º nessas modificações para deixar a sua casa ainda mais confortável, bonita e elegante e, assim, evitar possíveis endividamentos com cartões de crédito ou cheque especial.

Como você viu, há muitas opções sobre o que fazer com o décimo terceiro salário e todas elas envolvem planejamento financeiro para que o seu orçamento não fique apertado e comprometa a sua qualidade de vida. Por isso, analise nossas sugestões e escolha a que mais se encaixa com a sua realidade!

Aproveite e siga a gente no Facebook, LinkedIn e Instagram para conferir mais dicas sobre como encontrar o imóvel ideal para você e a sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.