Quais são as previsões para o mercado mobiliário em 2019?

Prepare-se para o melhor, pois o mercado imobiliário 2019 apresentará alguns avanços em relação ao que temos visto nos últimos anos. Passada as turbulências políticas e econômicas típicas do período eleitoral e reaquecimento da economia, que já estava previsto desde 2017, veremos um cenário mais estável e propício para investimentos nessa área.

Quem pensa em adquirir um imóvel poderá se beneficiar do que os números indicam para o próximo ano e, por isso, ter as informações certas em mãos faz toda a diferença no momento de se planejar. Nessas horas, o melhor a fazer é se organizar para direcionar parte das finanças para as oportunidades futuras.

Neste post, você entenderá como se preparar para aproveitar melhor as oportunidades que estarão disponíveis no próximo ano. Continue lendo e aprenda com as informações a seguir!

Quais são as principais mudanças para 2019?

Enquanto a taxa básica de juros chegou a marcas exorbitantes, como 14% ao ano, em 2015 e 2016, sofrendo uma queda mais significativa apenas no final do ano seguinte, quando baixou em torno dos 7%, para o final de 2018 e 2019 temos a previsão de algo em torno dos 6,5% a.a.

Isso beneficia bastante o mercado imobiliário já que contribui diretamente para a oferta de crédito a juros baixos, e encoraja os compradores a investirem novamente na compra de um imóvel que é um investimento de alto custo. Afinal, as restrições financeiras dentro de um cenário de aumento do desemprego e atraso de salários para funcionários públicos restringiu boa parte da população nesse objetivo.

Além disso, a estabilização da inflação em torno de 3 a 4% também é um grande diferencial se pensarmos que em 2015 ela alcançava uma taxa próxima dos 10% ao ano. Esse aspecto também traz maior solidez ao mercado imobiliário, já que as pessoas não sofrerão com o impacto de grandes mudanças, nem acréscimos nos financiamento. Em um investimento robusto, como a aquisição de um imóvel, isso certamente faz toda a diferença.

Como estará o financiamento de imóveis para o próximo ano?

Em um contexto econômico de maior estabilidade é natural que os rumos financeiros do país ganhe um novo fôlego, visto que as pessoas tenderão a ter um maior controle sobre seus rendimentos, além de se sentirem mais confiantes novamente para fazer investimentos importantes, como a compra de imóveis.

As condições especiais que a Caixa Econômica Federal tem oferecido para reanimar o mercado e fazer com que os consumidores voltem a interagir com o nicho imobiliário consolidará também esse cenário de melhorias. Algumas das facilidades que podem ser encontradas hoje ao financiar um imóvel são:

  • a porcentagem do valor total do imóvel a ser financiado subiu de 50% para 70%;
  • é novamente possível transferir um financiamento que estava sendo feito em um outro banco para a Caixa Econômica Federal;
  • as taxas de juros de financiamento estão abaixo dos 10% com a adesão da Caixa aos parâmetros desse novo cenário.

Como pode ver, para quem pensa em adquirir um imóvel por meio de um financiamento as previsões para o próximo ano são bastante vantajosas!

Como estará a economia em 2019?

Ainda que o crescimento da economia brasileira esteja “tímido”, algo que se reflete na expansão de pouco mais que 1% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2019 a previsão é de uma melhoria que pode chegar aos 2,7%, quase triplicando o restrito crescimento atual.

A inflação, conforme temos apresentado, também sofrerá uma queda importante, mesmo que lenta. Até porque, no cenário mundial, espera-se que haja um aumento no preço das commoditties, fazendo com que essa diminuição não aconteça de forma tão rápida. Como o Brasil exporta matéria-prima para o mundo todo, esse fator impacta diretamente em como a economia reagirá a esse aspecto.

A queda no desemprego já prevista pela própria Organização Internacional do Trabalho (OIT), e que também deverá acompanhar a melhoria que será vista em diversos países do mundo, é um indicador benéfico para a economia nacional. 

Assim, mesmo que os atuais 6,5% da taxa básica de juros possa chegar até 9% ao fim de 2019, tal mudança é considerada como tênue e estável pelo mercado. Sobretudo se pensarmos nos exorbitantes 14% a que chegou a alguns anos atrás, conforme mencionado anteriormente.

Por essas e outras, a expectativa para o próximo ano no Brasil é positiva, e o mercado imobiliário 2019 certamente sairá fortalecido com esses fatores que começam a ser vislumbrados já no final de 2018. 

Como se valer de situações especiais de financiamento em 2019?

Para além dos quesitos que apresentamos no tópico sobre financiamento de imóveis para o próximo ano, existem ainda algumas questões que você deve levar em conta em seu planejamento, e que serão bastante positivas caso esteja cogitando comprar um imóvel de forma parcelada.

Considere que os financiamentos realizados com recursos da poupança poderão ter taxas de juros financiadas livremente com os mutuários, alterando a lógica atual que obriga o uso da Taxa Referencial (TR) como indexador para essa finalidade.

Isso permite que você pesquise, faça comparações e negocie de uma forma que seja mais livre e vantajosa, visto que o uso do dinheiro poupado não estará restrito às condições anteriores que prevaleciam nos financiamentos.

Essa maior maleabilidade na negociação contribuirá para que mais compradores cheguem ao mercado interessados na compra de imóveis, e também mais construtoras, empreiteiras e proprietários estejam dispostos a criar condições ideais de venda para atenderem a essa nova demanda. Em um cenário onde todos podem ganhar, a expectativa é de crescimento e benefícios para ambas as partes envolvidas.

Agora que você sabe tudo sobre o mercado imobiliário 2019 poderá se preparar para aproveitar melhor as oportunidades que chegarão. Como pôde perceber, não serão poucas, já que as expectativas são positivas, e muitas opções surgirão a fim de ir ao encontro dos consumidores dispostos a investir nesse cenário. Por isso, planeje-se para fazer a melhor aquisição possível.

Gostou das boas previsões para o mercado imobiliário 2019? Então aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as melhores oportunidades que temos para você! 

2 Comments on “Quais são as previsões para o mercado mobiliário em 2019?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.