Quais as vantagens de investir em imóveis em 2019? - Blog César Rêgo Imóveis

Quais as vantagens de investir em imóveis em 2019?

Quando o assunto é rentabilidade, conhecer as vantagens de investir em imóveis faz toda a diferença, e o ano de 2019 apresenta boas expectativas no cenário econômico. Diante disso, saber como usar o seu dinheiro de forma inteligente pode fazer com que você alcance bons resultados ao direcionar seus recursos em algo seguro.

Afinal, a velha máxima que diz “quem compra imóvel, não erra” segue verdadeira, sobretudo se você tiver as informações corretas em mãos, a fim de adquirir uma propriedade que trará os rendimentos que você busca.

Neste post, você entenderá melhor todos esses aspectos e verá o quanto o próximo ano pode ser benéfico para o seu bolso por meio do investimento em imóveis. Confira!

Vantagens de investir em imóveis em 2019

É verdade que o Brasil passou por uma forte recessão econômica nos últimos anos e ainda não se recuperou totalmente. Todavia, esse cenário tem apresentado melhorias desde 2017, e vale lembrar que houve períodos muito mais severos para o mercado imobiliário, como em 2015, quando a taxa de juros básico passava dos 14% ao ano.

Hoje a previsão é que ela fique em torno dos 6,5% a. a., criando condições favoráveis para a oferta de crédito imobiliário e de mais pessoas dispostas a comprar e negociar seus imóveis.

A inflação, que também já teve seus picos e hoje se encontra estabilizada em torno de 3% e 4%, é outro fator importante, porque afeta diretamente o bolso de todos os brasileiros. Nesse panorama bem mais seguro e menos turbulento, a oferta de imóveis crescerá e haverá mais pessoas à procura de propriedades para compra, venda ou aluguel.

É nessa hora que você deve estar preparado para aproveitar as melhores oportunidades, e o primeiro passo é conhecer as vantagens de se investir em imóveis no próximo ano.

Segurança patrimonial

Enquanto no mercado de valores você fica entre os dois extremos de arriscar pouco e ganhar pouco ou arriscar muito e torcer para que tudo dê certo e você igualmente fature alto, no mercado de imóveis o cenário é bem mais sólido e tranquilo.

Ainda que haja períodos em que o mercado esteja desaquecido e os preços dos imóveis fiquem mais em conta para os compradores, é praticamente impossível que ele passe a valer menos do que o valor que foi comprado. As constantes correções nos valores fazem com que seu valor cresça ao longo do tempo e você não perca dinheiro com o investimento feito.

Rentabilidade

Bom, além dessa valorização constante — mesmo que seja mais tímida em momentos de economia enfraquecida —, existe a possibilidade de você alugar o seu imóvel e rentabilizar ainda mais o seu investimento. Isso evita que você o deixe parado, gerando gastos com manutenção, passando a movimentar as suas finanças por meio do aluguel.

Isso permite que você não só tenha uma renda extra, mas reverta parte do dinheiro nos ajustes necessários para manter o imóvel sempre em boas condições e disponível para novos locatários.

Valorização e preservação do valor investido

Mesmo que a valorização do imóvel possa levar algum tempo e não ser tão rápida quanto no mercado de valores, existem situações, como no cenário atual, em que você consegue agir rapidamente, comprando uma boa propriedade por um valor mais baixo e revendendo-a em poucos meses — em cenário mais favorável — por um preço mais alto.

[e-Book] Guia definitivo para comprar um imóvel em FortalezaPowered by Rock Convert

Mesmo que você não consiga realizar tal feito em um curto espaço de tempo, a solidez da valorização de um imóvel permite que você não perca dinheiro, mesmo quando julgar que ainda não é o melhor momento para vendê-lo.

Boas projeções para um futuro próximo

Conforme dissemos na abertura do tópico principal sobre as vantagens de investir em imóveis em 2019, as projeções econômicas para o próximo ano são as melhores que temos notícia em tempos recentes.

Com isso, você pode esperar que os valores subam, e os imóveis voltem a se valorizar de uma forma mais significativa. Se você se organizar agora para fazer um bom investimento, poderá colher excelentes frutos em um futuro breve. Pense nisso!

Liberdade quanto ao aluguel

No caso de um imóvel próprio, além de estar livre de aluguel, você ainda tem a possibilidade de alugá-lo para outras pessoas, o que gera renda para você. Inclusive, existem pessoas que vivem exclusivamente desse tipo de rendimento, sendo essa uma possibilidade real para quem pensa em investir em imóveis.

Cuidados essenciais ao se investir em imóveis em 2019

Apesar das vantagens e boas notícias, você não deve agir como se tudo fosse dar certo sem tomar alguns cuidados antes. Descubra agora quais são as precauções essenciais ao se investir em imóveis em 2019.

Certificar-se de que o investimento será lucrativo

Se você quer encarar a aquisição de um imóvel como um investimento, então precisa ter a certeza de que a compra da propriedade trará lucros. A melhor forma de fazer isso é conhecendo o imóvel, a região em que ele está localizado e as previsões de valorização sobre ambos. Dominando esses aspectos, você consegue ter mais segurança em sua aquisição.

Conhecer os tipos de imóveis para investimento

Existem imóveis urbanos, rurais, condomínios e diversas outras configurações que fazem parte da realidade contemporânea no mercado imobiliário. Novas tendências, como o coliving e o coworking — aluguel de um mesmo espaço para diferentes pessoas morarem ou trabalharem —, é uma das possibilidades que você pode cogitar ao comprar uma propriedade.

Procure conhecer como esses diferentes modelos funcionam, a perspectiva de valorização em cada contexto e faça a melhor escolha.

Usar a razão na hora de investir

Se o imóvel para você é um investimento, então você não deve comprá-lo porque o achou bonito e se sentiu bem nele. Quando o assunto é dinheiro, “feeling” e sujeições abstratas não são o suficiente para determinar o sucesso de sua compra.

Nessas horas, procure ser o mais racional possível ao determinar se a aquisição dará certo ou não. Por exemplo, digamos que você compre um apartamento em um bairro que não gosta tanto, mas que está próximo de uma universidade e recebe grande procura de estudantes em busca de aluguel. Pode ser uma boa alternativa, não é mesmo? Então use a razão e veja o quão lucrativa a propriedade pode ser.

Como você pode ver, não são poucos os benefícios para quem considera direcionar seus recursos para o mercado imobiliário. Agindo com sabedoria e tomando os devidos cuidados, você pode alcançar a rentabilidade que tanto vem buscando. Aproveite bem das informações que foram dadas neste post para atingir esse objetivo.

Se gostou de saber quais são as vantagens de investir em imóveis em 2019, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as opções que temos para você.