Veja como construir um planejamento familiar para 2019

O final do ano é um momento para avaliar o ano anterior e traçar metas para o próximo que começa. Então que tal aproveitar o recesso para construir seu planejamento familiar?

Neste texto, vamos apresentar alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de se planejar para realizar uma grande mudança em 2019 — alugar um novo imóvel, recolocar os filhos na escola, fazer a mudança de uma cidade para outra. Com estes pontos bem organizados, você poderá começar 2019 com o pé direito e vida nova!

Avalie a possibilidade de alugar imóveis no início do ano

Ao contrário do que muita gente pensa, o início do ano é sim uma boa época para buscar um novo imóvel. Além da ideia de que o início do ano é hora de organizar a vida, muitas pessoas realmente passam por mudanças em janeiro.

Um exemplo são os estudantes, que precisam destes meses de recesso na universidade para escolher uma moradia, ou os pais que aproveitam as férias para escolher a nova escola dos filhos, em caso de mudança.

Monte um planejamento familiar para a mudança

A mudança de casa ou mesmo de cidade deve envolver todos os membros da família. Na hora de escolher o novo bairro, ou mesmo uma nova cidade, é importante que todas as atividades dos futuros moradores sejam avaliadas para escolher um local que atenda às expectativas da família, bem como ofereça facilidade na hora de se deslocar para o trabalho, escola, compras e lazer.

Depois de uma primeira triagem de imóveis, programe visitas em grupo em horários diversos, para descobrir se existe algum impedimento ou obstáculo ao longo do dia. Pesquise, também, o comércio da região, se atende às necessidades da família e quais os meios de transporte disponíveis.

Além de escolher bem o local, sua família pode ajudar na escolha do imóvel ao indicar quais são as necessidades de cada um, sejam mais quartos para que cada um tenha seu espaço, ou áreas comuns mais espaçosas para reunir todos e receber os amigos.

Tenha seus documentos em dia    

Para efetuar o aluguel e mudança para a nova casa, antes de colocar tudo em caixas e malas, é preciso assinar um contrato e, para tanto, é preciso apresentar uma série de documentos.

Tenha-os sempre à mão, com cópias atualizadas, para que o processo de locação de imóvel seja o mais ágil possível. A rapidez na aprovação de um cadastro pode ser a diferença em conseguir ou não alugar o imóvel desejado.

Escolha a nova escola para os filhos

Com a casa escolhida, é hora de mudar a escola das crianças. Além de uma boa seleção quanto a valores éticos do colégio, é importante calcular as melhores rotas. Caso conheça pessoas nesta nova região, pergunte quem tem filhos matriculados lá e o que pensam sobre a escola.

Aproveite o período das férias para visitar as escolas selecionadas com seus filhos, garantindo, assim, uma melhor adaptação ao novo local. Algumas escolas promovem colônia de férias no período de recesso, esta iniciativa pode ser uma estratégia para que os pequenos já se acostumem com o novo ambiente.

Planeje com cuidado a mudança de cidade

Uma oferta de trabalho, melhores perspectivas de vida ou mesmo um lugar mais tranquilo para criar os filhos. A mudança de cidade pode ter n motivos, mas para dar certo precisa ser bem planejada.

Aproveite o recesso do fim de ano para fazer uma viagem com a família para a nova cidade, quem sabe até passar as festas por lá? Vivenciar a rotina do local ajuda no momento da mudança e facilita o período de adaptação. Descubra, também, as atividades culturais disponíveis e o comércio local.

Desapegue do que não serve mais

Antes de sair da cidade atual, organize vendas de garagem, reais ou virtuais, para reduzir a quantidade de móveis e objetos a serem transportados. Com o dinheiro arrecadado, você pode comprar novos objetos e renovar a casa.

Veja se em sua cidade existem guarda móveis, que podem alugar um espaço para guardar os objetos que não foram levados na primeira mudança ou não foram vendidos ou doados, até que você consiga uma nova casa e os leve.

Faça contatos profissionais

Caso algum membro da família mude sem uma promessa de emprego feita, uma solução é buscar as entidades que representam sua profissão no local, para se inscrever em um banco de empregos, participar de encontros da área e fazer networking com colegas da região.

Vale a pena também retomar o contato com ex-colegas de faculdade, para ver se alguém está morando na região e possa apresentar à comunidade local com alguma referência.

Tenha seus históricos médicos em mãos

Mesmo mudando dentro da mesma cidade, nem sempre você terá a oportunidade de tempo para voltar aos antigos médicos e dentista para atendimento. Quando você muda de cidade então, isto fica mais difícil.

Peça ao seu médico atual seu histórico de atendimento, além de receitas para remédios controlados e até mesmo a indicação de colegas no outro local. Desta forma, você poderá continuar seus tratamentos e seu novo médico terá todas as informações sobre seu caso.

Isso vale também para seus bichinhos de estimação, pegue o prontuário com seu veterinário.

Faça a transferência das contas

Com o novo lar escolhido, é hora de fazer a transferência de contas de serviços públicos, como luz, gás, telefone, internet e água. Quando souber a data da sua mudança, procure agendar a transferência (se for na mesma cidade) ou o cancelamento.

Ao chegar na nova casa, veja quais os procedimentos para transferência ou religamento de serviços que podem estar suspensos ou não instalados. Caso você mude para um condomínio, pesquise quais os serviços são de sua responsabilidade e quais são do condomínio.

Busque apoio de uma imobiliária

Quando se muda para uma cidade nova, leva tempo até criar uma rede de conhecidos e amigos para receber informações sobre os melhores imóveis para alugar. Para não escolher no escuro, busque o apoio de imobiliárias locais que podem orientar melhor.

No caso da Cesar Rego, é possível ter muitas informações sobre o mercado na qual são especializados, como Fortaleza.

Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento familiar para começar 2019 com casa nova, aproveite para conversar sobre o tema com sua família. Não deixe de envolvê-los em seus planos de mudança, isto facilita o sucesso do evento, com todos trabalhando por ele.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Assine nossa newsletter e fique por dentro de dicas e novidades do setor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *