O que levar em conta para escolher uma imobiliária de confiança?

Se você quer comprar ou alugar um imóvel com tranquilidade e segurança, já deve ter se perguntado o que levar em conta para escolher uma imobiliária de confiança, não é mesmo? 

Afinal, uma imobiliária é muito mais que uma empresa destinada a encontrar bons imóveis para seus clientes. Todo o auxílio na organização da documentação necessária para compra, venda e aluguel passa por ela, assim como a intermediação entre as partes interessadas evitando atritos desnecessários além de possuir todo o know how para que você tome uma boa decisão na negociação.

Se quer entender melhor o que considerar para acertar na escolha da imobiliária, confira as informações que preparamos.

Carteira de clientes e imóveis

Para que a imobiliária tenha condições de oferecer opções viáveis aos interessados na compra e aluguel de propriedades ela inevitavelmente terá que dispor de uma boa carteira de clientes e imóveis. Isso significa que deverá ter uma boa rede de contatos que forneça os imóveis que se encaixam no que a clientela procura. 

Geralmente, essas empresas trabalham com um certo tipo imóvel como apartamentos de alto padrão, imóveis mais em conta ou comerciais, por exemplo. Cada imobiliária costuma ter o seu nicho de atuação o que é muito bom pois faz com que elas tenham maior conhecimento sobre um determinado tipo de propriedade e lide com outros clientes com interesses parecidos com o seu, fazendo com que esteja habituada a trabalhar com o que você procura.

Posto de maneira simples, o que determinará a capacidade de oferta de uma boa imobiliária é a sua cartela de clientes e imóveis. Procure se atentar ao perfil de cada empresa e escolha que vá ao encontro do tipo de propriedade que você procura.

Reputação no mercado

Hoje, com a internet, esse item é um dos mais fáceis de descobrir. Seja visitando sites especializados em reclamação de consumidores como o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) ou Procon-CE, você pode verificar qual a situação da empresa por meio do CNPJ dela e qual o tempo de resposta e resolução dela para cada problema apresentado. 

Outra via possível é ir até a própria página e as redes sociais da imobiliária para ver o que a clientela tem a dizer sobre ela, verificando a seção de comentários, botões de avaliação e também a réplica dada pela empresa a cada cliente. Assim, você consegue facilmente averiguar qual a sua reputação no mercado.

Inclusive, se o site da imobiliária não dispor de canais de comunicação como chats ao vivo, telefone e e-mail para contato já é um indício de que ela não está tão aberta assim ao contato e ao que os consumidores têm a dizer. 

Outro fator importante é o tempo de atuação da empresa no setor imobiliário, o que determina a sua solidez e confiança no ramo. Não abra mão disso e tenha tranquilidade na hora de negociar.

Transparência

Quando você procura uma imobiliária e faz perguntas mais específicas sobre o preço do imóvel, condições de negociação e demais aspectos que sejam do seu interesse qual a resposta que eles dão? Se for um falso esclarecimento baseado em ideias vagas, isso é um péssimo sinal.

Os corretores e todos os profissionais que fazem parte daquele negócio devem ser capazes e estarem preparados para esclarecer os mais variados tipos de dúvida sobre o imóvel e sua negociação. Informar objetivamente qual a documentação necessária para conclusão da negociação, opções de financiamento, detalhes sobre a propriedade e o local no qual está situada deve ser algo básico na relação com o cliente.

Se o objetivo aqui é fazer com que você tenha segurança na hora de fazer negócio, esteja próximo daqueles profissionais que informam claramente sobre o que você quer saber — transparência é tudo nessas horas.

Verifique registro no CRECI

Nenhuma imobiliária — e muito menos seus corretores — podem operar sem o registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI). Você pode facilmente averiguar isso visitando o site do CRECI da sua região ou mesmo fazendo um telefonema e informando o registro da empresa e dos profissionais com os quais você está lidando. Não seja tímido e solicite a eles tal informação. 

Não precisamos dizer que se nem o registro a imobiliária possui, tampouco a sua confiança ela merecerá nesse processo. Valorize seu tempo e seu dinheiro e fuja de situações comprometedoras. 

Visite a sede da imobiliária

O teste final é você visitar a sede da imobiliária. Esteja atento à qualidade do atendimento, às instalações, a estrutura da qual a imobiliária dispõe para atender os seus clientes e claro, se a cartela de imóveis divulgada em sites, redes sociais e anúncios se confirma na realidade.

É muito importante destacar isso porque, infelizmente, a fim de trazer mais pessoas interessadas, algumas imobiliárias não se importam em prometerem mais do que podem realizar fazendo o consumidor perder tempo e se decepcionar na hora da negociação.

O contato face a face tem o seu lugar exatamente por razões como essa e você poderá averiguar se o que está disposto no site e o que foi divulgado em anúncios e redes sociais é verdadeiro ao estar em contato diretamente com os profissionais daquele local.

A disponibilidade deles em atender você e levá-lo para visitações é outra questão crucial. É imprescindível que eles estejam abertos a prestar o melhor atendimento possível e, até mesmo, a alocarem recursos da empresa para garantir que o cliente não tenha dúvidas sobre a índole da imobiliária.

Disponibilizar um veículo para visitação, telefones para que o interessado possa se comunicar com outras pessoas e demais itens demonstram o interesse da empresa em reter o cliente e o compromisso com o bom atendimento.

Verifique a localização da imobiliária

Como dica final e desdobramento do que falávamos anteriormente, verifique também qual a localização da imobiliária. Afinal, é natural que ela tenha mais informações e domínio sobre a região em que está localizada.

O contato diário com o local faz com que os profissionais daquele negócio tenham um olhar mais apurado sobre os imóveis dali, podendo trazer informações valiosas na hora de realizar a compra de uma propriedade.

Como você pode ver, não é tão difícil descobrir se está lidando com a empresa certa na hora de fazer negócios imobiliários. Aproveite as informações que trouxemos para ter sucesso nos seus empreendimentos e colha os frutos do seu esforço.

Se você gostou de saber o que levar em conta para escolher uma imobiliária de confiança, aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo e conhecer a forma como trabalhamos.

 

2 Comments on “O que levar em conta para escolher uma imobiliária de confiança?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *