Conheça o bairro Aldeota em Fortaleza (CE) - Blog César Rêgo Imóveis

Conheça o bairro Aldeota em Fortaleza (CE)

A escolha da região onde você vai morar com a sua família nem sempre é fácil. Afinal, você deseja uma área que seja não só bem localizada mas, acima de tudo, referência em segurança, comodidade, lazer e qualidade de vida.

Em Fortaleza, por exemplo, há alguns bairros que se enquadram no que falamos, como é o caso do bairro Aldeota, na zona norte. Porém, você sabe todos os detalhes sobre ele? Qual a história dessa parte da capital, o que você encontra nele e o que está nos arredores?

Para responder a todas essas perguntas, preparamos um post especial a respeito da Aldeota. Continue lendo e fique por dentro de tudo sobre ela!

Qual a história do bairro Aldeota?

Durante muitos anos, a Aldeota se resumia a uma área residencial marcada pelas construções imponentes de antigos casarões. Porém, durante a década de 1980, o local foi o principal destino de lojas e comércios que buscavam expandir os negócios para além do centro de Fortaleza.

Com isso, a região cresceu, teve a infraestrutura aperfeiçoada pela prefeitura e se valorizou em um ritmo contínuo, transformando-se em um dos principais bairros nobres da cidade.

Quais os bairros nos arredores?

Devido à posição privilegiada, a Aldeota é cercada pelos outros bairros nobres de Fortaleza, como é o caso do Meireles e da Praia de Iracema. Os dois ficam na orla da cidade e com uma grande presença da rede hoteleira, visto que são locais bastante procurados pelos turistas que visitam a capital cearense.

Entram também nessa lista o Cocó, a Varjota, o Dionísio Torres e o Papicu, que são muito valorizados pelo equilíbrio entre áreas residenciais e comerciais, a infraestrutura, a presença de espaços verdes e o aumento de grandes empreendimentos locais.

Além disso, a Aldeota também é vizinha do Centro, que é a principal referência de comércio no município e também de vida noturna graças ao Dragão do Mar — que concentra bares, boates, pubs, casas de shows etc.

O que se encontra na região?

A Aldeota é uma área conhecida pela excelente localização. Prova disso é que, além de ser facilmente acessada por vários pontos da cidade, contar com um grande fluxo diário de transporte público e ter uma boa malha de ciclofaixas — como as das ruas Carlos Vasconcelos e Rui Barbosa, que conectam o bairro à Praia de Iracema —, ela concentra uma enorme gama de serviços disponíveis.

O bairro é tão completo que dificilmente os moradores precisam se dirigir até outras regiões para realizar as atividades e os compromissos da rotina. Nele, você encontra:

[e-Book] Guia definitivo para comprar um imóvel em FortalezaPowered by Rock Convert
  • escolas: Colégio Batista, Colégio Santa Cecília, Colégio Ari de Sá e Colégio Christus — sendo que esses dois últimos aparecem na lista das 50 melhores escolas do país por conta dos resultados obtidos no Enem, segundo um levantamento da Revista Veja;

  • hospitais: Hospital São Raimundo, Hospital de Olhos Leiria de Andrade e Hospital Aldeota;

  • cartórios: Cartório Miranda Bezerra, Cartório Aguiar, 1º Cartório de Fortaleza e Cartório Pergentino Maia;

  • restaurante, bares e pubs: Blue Door Pub, El Chanco, Picanha do Jonas, Hokkaido, Floresta Bar, O Mar Menino, Austin Pub e Casa Nostra;

  • supermercados e hipermercados: Carrefour e Pão de Açúcar;

  • academias: Smart Fit, Sentido Único, Master Academia, Central do Corpo e CB Fitness;

  • agências bancárias: Santander, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco;

  • centros comerciais: Shopping Aldeota, Shopping Del Paseo e Jardins Opens Mall.

O que há na Aldeota?

Para encerrar este post, não podemos deixar de falar sobre o que há para ver e fazer na Aldeota. Por isso, reunimos alguns dos principais atrativos, das praias próximas e dos pontos turísticos da cidade que você tem acesso quando mora nesse bairro. Confira!

Praias próximas

Fortaleza, como muita gente sabe, é uma cidade litorânea. Porém, são poucos os bairros da capital cearense que conseguem a façanha de estarem perto de diversas praias sem necessariamente ficarem na orla. Um dos que alcançou esse feito é justamente o da Aldeota.

Para se ter ideia, você consegue chegar facilmente em 10 minutos de carro ou 30 minutos andando na Praia dos Crush, na Praia de Iracema, na Praia do Náutico e na Praia do Mucuripe — isso se levarmos em conta que você mora nas pontas mais distante delas, nas ruas Beni de Carvalho e Padre Valdevino.

Agora, se você morar perto da Pereira Filgueiras ou da Dom Luís, por exemplo, essas médias de tempo caem pela metade, chegando a menos de 5 minutos de carro e 15 minutos a pé. Ou seja, dá para se exercitar, tomar um banho de mar, levar os filhos para brincarem no calçadão ou mesmo passear com o pet todos os dias por essas praias.

Principais atrativos

Entre os principais atrativos da região, podemos citar o Ginásio Paulo Sarasate, que é aberto ao público diariamente e recebe diversos eventos esportivos — como os jogos da Liga Nacional de Basquete — e eventos religiosos — como o Renascer.

Já a Praça Luíza Távora, por sua vez, é onde fica a Central de Artesanato do Ceará (a Ceart) e ocorre eventos artísticos, como a Feira de Artesanato do Ceará — que já conta com mais de 50 edições realizadas. Outra praça bastante icônica no bairro é a Praça Portugal que, além da proximidade com os três shoppings da região, também passou a receber o tradicional Ceará Natal de Luz em 2018.

Pontos turísticos

O bairro Aldeota pode não ter pontos turísticos dentro dele, no entanto, ele está perto daqueles que são os mais importantes da cidade. A começar pelo Parque Estadual do Cocó, que é a maior reserva ambiental de Fortaleza e conta com trilhas, rio, lagoas, anfiteatro e áreas ao ar livre para atividades físicas.

Um segundo exemplo é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que preserva parte dos casarões e da arquitetura colonial do município. Além disso, esse espaço tem salas de cinema, planetário, teatro, museus e festivais musicais anuais (como o Maloca).

Fora eles, ainda há a famosa Ponte dos Ingleses — que foi construída no final dos anos 1920 — e a Estátua de Iracema Guardiã — que é uma grande homenagem a uma das personagens mais marcantes da obra de José de Alencar.

Como você viu, morar no bairro Aldeota é um excelente investimento para quem busca ter um imóvel com boa localização e capaz de proporcionar qualidade de vida para você e para a família. Por isso, é importante ter em mente as boas práticas de negociação para garantir uma boa aquisição para o seu patrimônio.

Se gostou do tema do post, aproveite e saiba também o que observar no contrato de compra e venda de imóvel!

3 Comments on “Conheça o bairro Aldeota em Fortaleza (CE)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *