Parquelândia: tudo o que você precisa saber sobre o bairro - Blog César Rêgo Imóveis

Parquelândia: tudo o que você precisa saber sobre o bairro

A Parquelândia é um dos mais tradicionais bairros de Fortaleza. Sua criação ocorreu em meados de 1950. Antes, a região se chamava Coqueirinho, em alusão à quantidade de árvores espalhadas na região. Foi graças a um grande loteamento, conhecido como Parquelândia, que o nome passou a ser usado. 

Quem foi morar na região viu uma oportunidade de ficar próximo do Centro sem abrir mão da qualidade de vida. O que também chama atenção é que, na Parquelândia, existiam casas de forró – conhecidas como “forrobodós” – que eram sucesso entre os jovens da época.  Outra curiosidade é o fato de a região ser “morada” de cantores, artistas, músicos, poetas e políticos. Destaque para Belchior (falecido) e Waldonys. 

Hoje o bairro é um dos mais prósperos de Fortaleza. Apresenta adensamento populacional, mas também uma série de facilidades, tais como escolas, restaurantes, entre outros. Ah, não podemos esquecer da tradicional Igreja de Santo Afonso, mais conhecida como Igreja Redonda. 

“É um bairro bem família. As pessoas ainda têm o hábito de curtirem as atividades na rua. Colocar a cadeira na calçada, conversar com o vizinho, além de ter uma série de facilidades faz com que o bairro destoe no quesito tranquilidade”, explica o diretor da César Rego, Ticiano Rego. 

Quem curte uma boa diversão pode aproveitar as atividades na praça Ari de Sá Cavalcante. Ela concentra quadra de futebol, espaço para caminhadas e é bem arborizada. Conta com playground para crianças, bancas de revistas, etc. 

Escolas

A região é bem servida de escolas. Uma das mais renomadas e antigas é o Christus Parquelândia. A educação é dividida em Infantil; níveis Fundamental I e II e Ensino Médio. 

A educação infantil do Christus é projetada para as crianças de 1 a 5 anos, com ambientes lúdicos, como minicidade, parquinhos, cozinha experimental e áreas ao ar- livre com jardins para correr e brincar.

No Ensino Fundamental do Christus, a pedagogia inspirada por teóricos como Piaget e Vygostsky encontra recursos, como espaços Maker, Robótica e aulas bilíngues.  O Ensino Fundamental II traz no currículo matérias necessárias para o futuro, como Programação, Educação Financeira e desenvolvimento da inteligência socioemocional.

No Ensino Médio, continuam com atenção especial. Nas séries, o Christus oferece, além das turmas clássicas, turmas olímpicas, turmas ITA/IME, e as Turmas Med+ do 8º ano à 3ª série do Ensino Médio, com foco na preparação para medicina e vestibulares mais concorridos. 

Outro colégio que merece destaque é o Walter Disney – também conhecido como CWD Maximus. O estabelecimento conta com laboratório de informática, quadra de esportes, parque infantil, laboratório de ciências, creche, quadra de esportes coberta e biblioteca. É voltado para Educação Infantil, e Ensinos Fundamental I e II.  Está localizado na rua Azevedo Bolão, 1369. 

No caso da educação superior, a Parquelândia se posiciona ao lado do campus Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Teleinformática, Transportes, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, estão baseados no campus. 

[e-Book] Guia definitivo para comprar um imóvel em FortalezaPowered by Rock Convert

Com seus três campi, a universidade oferece 119 cursos de graduação (110 presenciais e nove a distância) e 94 de pós-graduação, sendo 41 mestrados acadêmicos, sete mestrados profissionais e 36 doutorados. Além disso, são mais de 700 ações de extensão. 

Hospitais

Apesar de estar na região fronteiriça, a Hapclínica São Gerardo atende perfeitamente os beneficiários da operadora. A unidade conta com modernas estruturas, salas, consultórios e laboratório para análises. Dentre as especialidades mais comuns estão clínica geral, cardiologia, ortopedia, urologia, entre outras. 

Também na vizinha da Parquelândia está o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A unidade tem área construída de mais de 5mil m² e uma capacidade de internamento em 120 leitos e 8 leitos de UTI. É administrado pelo Governo do Estado. Foi criado pela Lei N.º 9.387 de 31 de julho de 1970, tendo começado a funcionar já em 31 de março do mesmo ano.

“Existem outras clínicas e centros de atendimento particulares no bairro. Não é preciso fazer esforço para se deslocar a grandes hospitais para receber atendimento. Os equipamentos de saúde, mesmo que nos bairros São Gerardo e Amadeu Furtado, não são distantes”, pontua o diretor da César Rego, Ticiano Rego. 

Comes e bebes

Não tem como pensar em Parquelândia e deixar passar o Carneiro do Ordones. Situado no bairro há 23 anos, o restaurante tem como carro-chefe o famoso carneiro cozido. Ele vem acompanhado de algumas guarnições. Também é tradicional a pedida do pernil na brasa desossado, um bom baião-de-dois, além da boa e velha buchada. 

Se sua ideia é tomar um chope ou um drink e comer um petisco ao som de rock, vale conhecer o Bulls Beer House. Aberta em 2016 tendo como referências os bares americanos e ingleses — inspirações que podem ser encontradas também no cardápio —, a casa conta com programação durante toda a semana.

Tem torneio de pôquer todas as terças; quiz nas quartas; karaokê nas quintas, além de muita música ao vivo aos sábados. Saem os drinks elaborados na hora, e petiscos como Nachos (acompanhados de chilli e sour cream) e as Buffalo Wings (sete hot wings envolvidas em molho barbecue, acompanhadas de molho blue cheese).

Aos amantes do açaí, a Trevo é uma das “acaíterias” mais conhecidas. Além do açaí e gelato, o local conta com espaço infantil, mesa de pebolim e sinuca. É possível pedir sorvetes preparados na hora, com mixes de brigadeiro de colher e flocos de arroz. Há também a Delícia Trevo (brownie de chocolate, calda de brigadeiro, morango, castanha e um sabor de gelato) e a Taça da Felicidade (com borda, mixes e caldas à escolha).

Se você é mais “pé no chão”, vai lembrar do Besouro Verde. Localizado na esquina da rua Dom Manuel de Medeiros com rua Amadeu Furtado, apresenta um ambiente simples, sem “gourmetização”. Cerveja gelada, cachaça empalhada, feijão verde, espetinho e outras iguarias para quem não tem frescura. Fica na esquina da rua Dom Manuel de Medeiros com Rua Amadeu Furtado. 

Gostou das nossas sugestões? Leia mais textos de outros bairros em nosso blog! Não perca tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *