Como escolher uma sala para o seu consultório médico - Blog César Rêgo Imóveis

Como escolher uma sala para o seu consultório médico

Profissionais recém-formados ou médicos já renomados em suas áreas de atuação querem um bom espaço para atender bem seus pacientes. Nesse sentido, surge uma infinidade de empreendimentos com uma série de promessas. E há quem cometa o erro de acreditar que, por mais que o negócio tenha sido uma pechincha, as “dores de cabeça” podem aparecer com o tempo.

Quem gostaria de alugar uma sala pequena, que não cabe todos os seus aparelhos, receituários, quadros e decoração? Seria bem frustrante. Imagine também um espaço que não possui acesso a pessoas com deficiência ou estão em um bairro distante? Para o paciente, a comodidade é um dos diferenciais. 

Escolha

Se está na dúvida, pensem em salas comerciais novas e com garagem. Para você a comodidade em guardar seu veículo. Mas atente para o aspecto do paciente. Pense em um estacionamento próprio. Se no prédio que você alugou tiver estacionamento, melhor ainda. Isso confere não somente profissionalismo, mas também segurança. 

Mesmo que o espaço seja seu, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece algumas regras. Exigências como metragem e temperatura, e proibições como a dos tapetes e carpetes podem ser fundamentais na hora de pensar o mobiliário do seu escritório. 

Contrato

Assim como em um apartamento residencial, um contrato é extremamente importante no que diz respeito às salas comerciais. É importante para evitar problemas. Nesse sentido, o documento precisa ter as informações sobre os direitos e obrigações de forma clara para ambos os lados.

“Converse com o profissional corretor que está alugando o imóvel, por exemplo, para que deixe claro qual será a sala utilizada, o período de uso, o tempo do contrato, o pagamento mensal, os gastos que estão inclusos, além de outros extras”, explica o diretor da imobiliária César Rego, Ticiano Rego. 

Certifique-se ao alugar um consultório se o imóvel é próprio do locador. Isso acaba gerando mais cuidado com o imóvel, menos custo e surpresas desagradáveis.

Observe se há normas de funcionamento que proporcionem um ambiente acolhedor para todos os pacientes. Caso pense em dividir com colegas, deixe claro que todos precisam seguir normas de boa conduta e respeito para manter um ambiente promotor de saúde.

Acessibilidade

Ponto de grande valia para quem quer alugar uma sala para montar um consultório: a localização. “Ruas movimentadas, bairros de fácil acesso, com linhas de ônibus, metrô, residências ou hospitais locais são áreas mais atrativas. Isso evita que o paciente se desloque muito, realize grandes trajetos, perca tempo no trânsito e tenha desgastes físico e emocional”, pontua o diretor da imobiliária César Rego, Ticiano Rego. 

[e-Book] Guia definitivo para comprar um imóvel em FortalezaPowered by Rock Convert

Pense também na condição das pessoas que possuem mobilidade reduzida. “Imagine um prédio sem rampas para cadeirantes ou elevador que comporte uma cadeira de rodas. Nenhum paciente ficará confortável sabendo que, com a mobilidade reduzida, visitar o médico de sua preferência pode se tornar desgastante”, explica o diretor da imobiliária César Rego, Ticiano Rego. 

Decoração

Se deu tudo certo com a escolha do local, é bom atentar para a decoração. Primeiro, atente para a decoração da sala de atendimento. Considere o espaço disponível para circulação do paciente (se for o caso de você dividir a sala em dois espaços). É importante que a circulação das pessoas não seja dificultada. Os móveis devem estar bem arranjados. Mais uma vez, lembre-se de considerar os pacientes que se locomovem em cadeiras de rodas.

Se você contratar um ou mais colaboradores, pense também nos dias que eles passarão com você, assim como acompanhantes que necessitam aguardar um atendimento. Esse tipo de público também requer sua atenção especial na hora de planejar seu consultório. 

Com relação às cores, pense em tons que transmitem tranquilidade. Azul e verde são indicados para o consultório. Tons neutros, como o branco (e sua paleta de cores) também entram no rol de cores. Contudo, passe longe das cores fortes, como o azul e o vermelho. Pontualmente são boas escolhas para casar com a decoração. Mas nada de pintar todas as paredes. Invista também na luz natural. Use abajures, lustres e luminárias para deixar o ambiente mais iluminado. Só cuidado com os excessos. 

E os pisos? Depende do gosto de cada um. Tons claros caem bem em ambientes com espaço reduzido. O porcelanato pode também ser uma opção interessante. Mas e o uso de carpetes e tapetes? Como mencionamos, a Anvisa proíbe os itens. Isso por conta do acúmulo de poeira. 

Está esquecendo dos seus diplomas? Expor títulos e diplomas com as formações do médico são importantes. Se você é um expert na medicina, coloque formações, especializações e cursos estrangeiros que transmitem confiança aos pacientes recém-chegados. Quer suar foto de família? Não há restrição. No entanto, nada de excessos. Não precisa expor sua vida pessoal. 

Uno Medical & Office

Ficou indeciso com tantas informações? Você sabia que o Uno Medical & Office é uma das opções mais interessantes para quem quer montar um consultório? O empreendimento oferece 192 salas de 33 m² a 880 m² de área, divididas em dez pavimentos. Entre os diferencias está a parceria com o Hospital São Carlos, ampliando assim sua atuação. Isso porque diversos serviços de saúde do equipamento são estendidos ao Uno. O empreendimento está localizado na Situado na Avenida Pontes Vieira, 2340, no bairro Dionísio Torres. “Trata-se de um prédio moderno, com linhas arquitetônicas também modernas e arrojadas. É marcante no visual de Fortaleza, além de se tratar de um equipamento de alto nível”, pontua o o diretor da imobiliária César Rego, Ticiano Rego. 

Quais as outras facilidades? O Uno dispõe de itens de área comum, tais como auditório para 100 lugares e salas de reunião compartilhadas. Há também um cuidado da construtora com a integração do entorno. O prédio possui passeios e áreas de jardins e um terraço com vista panorâmica para o Parque do Cocó. 

Para os profissionais que querem se instalar no Uno, uma ótima notícia é que o empreendimento possui um mall completo. Agrega farmácia de manipulação e agência bancária. Existe também um bicicletário, 500 vagas de garagem com estacionamento para carros e motos, voltadas exclusivamente para proprietários e vagas rotativas para os visitantes. 

Quer saber mais sobre outros empreendimentos? Acesse nosso blog! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *