6 motivos para comprar um imóvel de segunda moradia

Com o reaquecimento do mercado imobiliário, muita gente tem aproveitado: há aqueles que desejam adquirir a primeira moradia e também existem as famílias que analisam a possibilidade de comprar uma casa ou apartamento como imóvel secundário. 

Surgem como motivos para a segunda opção a busca por um cantinho para utilização aos finais de semana e feriados, a apreciação de momentos ao lado da família e amigos em um lugar mais tranquilo e até mesmo a possibilidade de aumentar a renda com esse investimento. 

Veja, a seguir, 6 razões para comprar imóvel de segunda moradia e encante-se com a diversidade de bons motivos!

1. Aumento dos momentos de lazer

A compra de um segundo imóvel, seja ele uma casa ou um apartamento, geralmente é feita de maneira mais criteriosa do que a obtenção da primeira residência. Isso porque, para quem já tem uma propriedade em seu nome, os critérios de exigência aumentam bastante para a efetivação de uma nova compra.

Por isso, a primeira razão para o fechamento desse tipo de negócio é o aumento dos momentos de lazer, entre amigos ou entre a família, considerando que a segunda propriedade pode significar um local para ser frequentado nas férias, feriados e finais de semana. 

Ainda, os bens imóveis em condomínios fechados chamam bastante a atenção de famílias dos mais diferentes tamanhos, justamente pelo oferecimento de uma ampla área de lazer. Assim, é possível desfrutar de piscinas, saunas, quadras poliesportivas e outras facilidades em um único local. 

2. Maior qualidade de vida

Quem não gostaria de ter diferentes residências para utilização a depender da época do ano, do clima da semana e da região? Pois bem, ter um leque com diversas opções de imóveis surge como o sonho de grande parte das pessoas. 

Esse fator acaba influenciando diretamente na qualidade de vida do comprador e de toda a sua família, já que serão eles os beneficiados. Em um final de semana, por exemplo, é possível permanecer no apartamento mais próximo à praia e, durante a semana, com as atividades do dia a dia, torna-se necessário ficar perto do trabalho e da escola. 

Por isso, ter esse poder de escolha possibilita uma maior qualidade de vida aos residentes de ambos os locais, já que significa mais momentos de lazer, menos horas no trânsito e muita alegria por reunir toda a família.  

3. Facilidade na obtenção de financiamento imobiliário

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível, sim, solicitar um financiamento imobiliário para comprar imóvel de segunda moradia. Essa opção torna-se mais facilitada justamente pelo possível comprador já apresentar uma propriedade em seu nome. 

Como o financiamento imobiliário funciona como um empréstimo, o banco decide por sua concessão (ou não) ao solicitante, a depender do seu histórico como pagador, a comprovação de renda e o valor do imóvel desejado. Isso porque a instituição precisa se assegurar quanto ao recebimento da quantia despendida. 

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Assim, quem já tem um imóvel em seu nome demonstra que apresenta uma renda considerável e que é uma pessoa que honra os seus compromissos, o que facilita bastante a concessão do financiamento imobiliário para a compra da segunda residência.

4. Possibilidade de aumentar a renda

Como consequência da compra de um imóvel — principalmente depois da quitação total de seu valor — surge o aumento da renda como mais uma ótima razão para investir nesse negócio. 

Mais além, é possível colocar a casa ou o apartamento para aluguel temporário durante a época de verão ou de férias e conseguir também uma margem de lucro em uma revenda futura. 

Vale lembrar que 2018 já sentiu o reaquecimento do mercado imobiliário, surgindo como um ano propício para a aquisição de bens imóveis. Por outro lado, por esse mercado ainda não estar totalmente normalizado, é possível comprar propriedades com um valor mais abaixo do que o usual. 

5. Viabilidade de usufruir de bairros diferentes 

Se você mora no centro, próximo ao trabalho e às instituições escolares do seu filho, por que não garantir um apartamento em um bairro mais afastado da civilização, justamente para usufruir a natureza e as belezas naturais de sua cidade?

Ou, também, a depender do gosto de cada um, torna-se possível comprar um imóvel de segunda moradia na região dos grandes centros comerciais, para não precisar tirar o carro da garagem para auxiliar nos finais de semana de lazer — de compras, cinema e de um café no shopping. 

Por isso, vale buscar localizações diferentes para que você e sua família possam aproveitar ao máximo todas as facilidades que a cidade e os seus bairros têm a oferecer. Busque as comodidades que cada região disponibiliza para tomar a melhor decisão na hora de comprar um imóvel de segunda moradia. 

6. Investimento a longo prazo

A possibilidade de aumentar a renda já foi mencionada neste artigo, como uma importante razão para a aquisição de uma propriedade secundária. No entanto, o sexto item é mais genérico, pois ele engloba todos os outros motivos anteriormente citados. 

Um investimento a longo prazo funciona a partir da maior estabilidade que ele proporciona ao comprador e à sua família, já que oferece uma segurança financeira a mais em caso de contratempos.

Além disso, pela utilização da segunda moradia como um local para reunir a família em épocas especiais, realizar comemorações com os amigos ou, simplesmente, para fugir da loucura da cidade, o retorno desse investimento surge de modo subjetivo: pelo próprio estreitamento de laços e pela criação de memórias únicas. Em outras palavras, essa compra possibilita um retorno muito maior do que apenas a questão financeira. 

Comprar imóvel de segunda moradia, dessa maneira, garante apenas benefícios a quem deseja embarcar nesse tipo de negócio e, como visto, existem diversas razões que podem ser mencionadas para incentivar o comprador que está em dúvida. Se você já se decidiu pelo melhor a ser feito em prol de sua família, conte com uma assessoria imobiliária de qualidade e garanta a efetivação do melhor negócio! 

Gostou dos motivos apresentados para a aquisição de uma propriedade de segunda moradia? Então, que tal conferir 8 vantagens de contratar uma imobiliária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *