Afinal, é possível fazer reforma em apartamento alugado?

“Se eu morar em um apartamento alugado, vou poder fazer uma ou mais reformas no local?” — essa é uma pergunta simples, mas responsável por causar muitas dúvidas entre aqueles que estão à procura de um novo lar para morar. Afinal de contas, é natural querer reformular a decoração do imóvel e personalizar os cômodos dele para que o mesmo fique mais confortável e agradável para você e a sua família, não é mesmo?

No entanto, com esse questionamento sem resposta e as incertezas que ele causa, as pessoas acabam inseguras e sem saber ao certo como agir com receito de problemas com o locador. Por esse motivo, preparamos um post para esclarecer definitivamente esse assunto. Curioso para saber se é possível ou não? Então, acompanhe!

Pode ou não fazer reforma em apartamento alugado?

A resposta é, sim, pode. Isso porque a residência será o seu novo endereço por longos meses — ou mesmo anos — e é completamente normal que ela tenha sua cara e esteja adaptada ao seu estilo de vida e às suas necessidades. Entretanto, tenha em mente que as mudanças que podem ser feitas são apenas estéticas, não envolvendo construção, nem muito menos quebra-quebra que alterem a estrutura do imóvel.

Outro ponto importante é que essas alterações devem ser acordadas previamente com o locador para evitar divergências e desentendimentos futuros. O ideal, inclusive, é que elas estejam devidamente previstas no contrato de aluguel do apartamento.

Quais reformas não são permitidas?

Há pouco, nós já mencionamos o que não pode ser feito. Contudo, vamos aproveitar este segundo tópico para ilustrar esse cenário e deixá-lo mais fácil de ser compreendido. Por exemplo, derrubar ou levantar paredes dentro do imóvel está fora de questão.

Isso porque, além de modificar a planta do local, alterando a área e os espaços de circulação dele, esse tipo de obra pode causar danos graves à estrutura do prédio, comprometendo não só a sua segurança, mas também a dos demais moradores do condomínio.

A proibição também é válida para a mudança das tubulações hidráulicas e as instalações elétricas. Outra reforma que não é permitida é a retirada dos revestimentos das paredes e do piso, como azulejos, ladrilhos, cerâmica, porcelanato.

Quais as sugestões de reformas para apartamento alugado?

“Já sei o que não posso alterar em um apartamento alugado. Contudo, e quanto ao que está liberado?”, você pode se perguntar. Por isso, reunimos algumas sugestões de reformas práticas e rápidas que otimizam o seu tempo, são fáceis de serem substituídas ao longo dos anos e têm um efeito notável na decoração do lar — dando uma nova (e revigorante) aparência aos ambientes. Veja quais são elas!

Instalar móveis suspensos

Caso você queira ter armários, prateleiras, gabinetes e nichos suspensos nas paredes não há problema. Você pode instalar móveis desse tipo em todos os cômodos. Afinal, eles são bastante úteis para o armazenamento de itens pessoais e utensílios domésticos, facilitam a organização do lar e otimizam a limpeza dos recintos.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Além disso, essas peças costumam ter o design mais personalizado, permitindo uma decoração mais arrojada e moderna para o apartamento, o que é ótimo para quem está mais antenado às novidades do design de interiores.

Trocar as portas dos cômodos

Uma segunda alternativa é trocas as portas dos cômodos, substituindo não apenas rodapés e batentes, mas também as folhas delas que vedam o acesso entre o corredor e os recintos, que é justamente o ponto de atenção na entrada desses espaços. Vale mencionar que essa mudança pode ser completa — com a aquisição de uma nova folha — ou apenas parcial — com a pintura e a estilização do material antigo.

Use biombos como divisórias

Se você quer dividir cômodos, delimitar espaços de ambientes conjugados ou simplesmente criar cantos mais reservados nos cômodos, saiba que é possível fazer isso mesmo sem poder mexer na estrutura do imóvel ou construir divisórias. Basta recorrer aos biombos que são retráteis, podem ser fixados nas paredes e têm formatos variados (vazados, ripados, fechados etc.).

Eles cumprem com esses objetivos de maneira ímpar e ainda dão um toque especial, alternativo e cheio de referências ao design de interiores nos recintos. Um ponto a ser mencionado aqui é que as cores do biombo podem ser combinadas com o seu mobiliário e os objetos decorativos, deixando, assim, os cômodos mais harmônicos e agradáveis.

Utilizar papel e/ou adesivo de parede

Fora o que foi dito, você pode inovar e utilizar papel e/ou adesivo de parede. Fáceis de instalar, eles podem ser usados em qualquer ambiente — até mesmo nas áreas molhadas, como banheiro e área de serviço —, são fáceis de serem higienizados e tem alta durabilidade.

Para completar, ainda, há uma boa diversidade de modelos disponíveis no mercado, o que permite adotar diferentes estilos de decoração (como o industrial, o vintage, o cottage, o rústico etc.) no quarto, na sala, na cozinha etc.

Um ponto alto desse material é que há versões texturizadas que simulam revestimentos reais, como tijolos, pedras e até madeira. Ou seja, dá para investir neles e deixar o layout do espaço bastante similar àqueles que contam de verdade com esses materiais.

Substituir itens de iluminação

Por fim, você pode substituir os itens de iluminação do imóvel por novos itens que modernizem o projeto luminotécnico dos ambientes. Por exemplo, trocar os tradicionais soquetes para lâmpadas por trilhos de luz LED, alterar lustres antigos e colocar no lugar luminárias pendentes, modificar os interruptores de contato por modelos com sensores infravermelhos e por aí vai.

Como mostrado, dá para fazer reformas no apartamento alugado, desde que, é claro, elas não afetem a estrutura do imóvel e sejam previamente acordadas com o locador para evitar possíveis problemas. Pois caso contrário o proprietário poderá solicitar que o imóvel volte ao estado original. Não é para menos que o recomendado é alugar o seu futuro lar por meio de uma imobiliária, pois ela vai orientar você não apenas em relação a esse processo, como também prestar o suporte necessário para tirar suas dúvidas sobre o contrato de arrendamento e as mudanças que podem ser realizadas enquanto morador.

Por isso, não deixe para depois: entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a encontrar a residência que atende às suas expectativas e que vai proporcionar a qualidade de vida desejada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *