Conheça 6 vantagens de escolher o coliving para morar em Fortaleza!

A ideia do coliving apareceu pela primeira vez nos anos 1970, na Dinamarca, baseando-se nas moradias compartilhadas. Ela foi aperfeiçoada após a conceituação de Charles Durrett, arquiteto da Califórnia que a nomeou, inicialmente, como cohousing. A habitação compartilhada está conquistando o mundo todo, inclusive com o coliving em Fortaleza!

O novo conceito tem sido utilizado intensamente na Europa, em geral, assim como no Canadá e nos Estados Unidos. Trata-se de trocar experiências como alternativa à aquisição de imóveis: economiza-se muito e vive-se com mais equilíbrio.

O coliving atende a uma nova sociedade, em busca de mais conectividade e praticidade na rotina. Conheça 6 principais benefícios dessa tendência em nosso texto!

Entenda melhor as inovações que o coliving aporta

No mundo atual, observamos gente cada vez mais focada no bem-estar, qualidade de vida e praticidade. É o momento de consumir colaborativamente, a exemplo de serviços como Uber, Yellow, Airbnb ou Spotify. Compartilhamentos e coletividades entram em cena, e as aquisições desenfreadas de produtos saem desse quadro, priorizando a ideia de comunidade.

Imóveis de todos os tipos podem ser compartilhados, proporcionando convívios mais saudáveis e atitudes sustentáveis. No coliving, são compartilhados: salas, cozinhas, espaços recreativos e banheiros. As pessoas que habitam essas casas ou apartamentos geralmente têm cotidianos mais pré-definidos, como no caso dos estudantes universitários.

Assim, surge a demanda por uma estrutura e recursos que prezem por funcionalidade e praticidade. Os custos são bem menores, o modo de vida é transformado e os costumes são renovados.

Conheça os benefícios do coliving

A presença do coliving em Fortaleza e outras capitais só cresce e, pelo jeito, o conceito veio para ficar! Veja alguns de seus benefícios.

1. Troque experiências e aumente seu networking

Os espaços compartilhados no coliving apresentam ótimas possibilidades de troca de experiências e ideias. Pessoas de diversas cidades, estados e países convivem, enriquecendo-se com novos hábitos, culturas e conhecimentos. Suas diferentes ocupações e costumes contribuem para que a pequena comunidade se aperfeiçoe cada vez mais.

Inclusive, com esse intenso intercâmbio podem surgir oportunidades de trabalho, indicações e parcerias em projetos. Isso sem contar as amizades, novas formas de pensar, recomendações para viagens, locais onde estudar e mesmo relacionamentos afetivos promissores! Você só tem a ganhar ao expandir seus horizontes dentro de sua própria casa.

2. Conte com ambientes bem seguros e confiáveis

O mínimo que se deve permanecer nos colivings é um mês, e o aluguel geralmente é mensal. Assim, é comum que seus vizinhos sejam outros de tempos em tempos. Mas quem administra coliving em Fortaleza investe em segurança. Há acesso por meio de cartões e biometrias, seguranças presenciais e portarias eletrônicas.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Porém, vale sempre lembrar que se deve observar bem esse aspecto ao escolher sua casa compartilhada. A maioria das pessoas que busca essas moradias está indo morar sozinha; portanto, o fator segurança é essencial. As opções de formato também variam, entre casas térreas, sobrados, prédios e condomínios.

3. Faça as suas mudanças de forma muito prática

Ao nos prepararmos para mudanças, logo nos preocupamos com reformas, móveis e adaptações. Ocorrem consideráveis investimentos de dinheiro e tempo, sem contar os eventuais contratempos. Isso não ocorre no coliving, pois ele se baseia em modelos totalmente estruturados. Essencialmente, você só precisa ir com seus pertences.

As camas, guarda-roupas, cômodas, sofás e aparelhos eletrônicos já estão no espaço, assim como fogões, geladeiras e toda a estrutura da cozinha pronta para uso. O mesmo vale para áreas de lazer e banheiros. De modo geral, você realmente faz suas mudanças em apenas algumas horas. Assim, você contará com toda a praticidade ao chegar ou partir dessas moradias!

4. Economize em todos os sentidos com o coliving

Também reforçamos o aspecto econômico envolvido nesse modelo de habitação, sem abrir mão de conforto e comodidades diversas. Pode-se também trabalhar home-office e estudar nesses espaços, com toda tranquilidade. Por isso, muitas pessoas em início de carreira vêm optando pelos colivings.

O coworking é uma das questões com as quais o coliving em Fortaleza mais se preocupa. As casas e apartamentos dessa e outras cidades brasileiras investem satisfatoriamente na estrutura necessária para o trabalho. Conexões à internet e espaços de trabalho privados ou compartilhados atendem a praticamente todo tipo de profissional.

5. Garanta toda a privacidade de que você precisa

Ao contrário das outras formas de habitações compartilhadas, a exemplo da república, um coliving proporciona a você total privacidade. Suas instalações contam com salas, quartos, cozinhas e banheiros integrados.

Você é quem decide os momentos em que procura mais introspecção ou deseja a companhia de seus vizinhos. Também ficam ao seu critério as visitas recebidas e o proveito que vocês farão do espaço da casa. E tudo isso, é claro, sempre respeitando as normas básicas de convívio e compartilhamento do espaço.

6. Veja como o coliving em Fortaleza é democrático

Fala-se muito no coliving tendo em vista públicos mais jovens e estudantes universitários. Porém, os espaços não têm restrições em relação à idade dos moradores. Adultos de qualquer faixa etária encontram também espaços totalmente práticos e completos para o seu dia a dia. O ambiente e o conceito são completamente diferentes dos das repúblicas estudantis.

Você encontra coliving em Fortaleza especialmente preparado para receber, inclusive, os idosos. Esse público muitas vezes vive só e sente falta do convívio social e da companhia de vizinhos próximos. Nesse formato de moradia, ele conta com tudo o que precisa para ter uma qualidade de vida bastante satisfatória.

O conceito do coliving tem tudo para se expandir pelo mundo. O Brasil hoje apresenta um cenário cada vez mais receptivo ao modelo, como no caso do coliving em Fortaleza. A tendência é buscarmos cada vez mais o compartilhado, o prático e o sustentável. Afinal, conexão e aprimoramento não partem exclusivamente da tecnologia!

Que tal, você curtiu conhecer mais sobre essa nova estrutura de habitação que vem conquistando a sociedade? Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas a respeito! Não deixe de conferir também, agora, informações complementares e essenciais sobre essa tendência urbana de moradia.

One Comment on “Conheça 6 vantagens de escolher o coliving para morar em Fortaleza!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *