Como avaliar um imóvel? 14 pontos a considerar na hora da visita

Saber como avaliar um imóvel é essencial para evitar surpresas negativas na hora da mudança. Já imaginou escolher o apartamento dos sonhos e, logo nos primeiros dias na nova residência, perceber que existem diversos reparos a serem feitos ou que o local não atende suas expectativas?

Por isso, o momento de visitar os imóveis e avaliá-los deve ser levado com muita cautela. Isso inclui atentar para os detalhes, deixar o deslumbre inicial em relação à estética do local de lado e se focar no que realmente importa, inclusive nas metas e planos de longo prazo.

Se você deseja saber como aproveitar ao máximo sua visita a um imóvel, não deixe de acompanhar este artigo!

Afinal, como avaliar um imóvel durante uma visita?

Como são diversos os pontos em questão, faça um checklist e não perca os pormenores. Confira os fatores a seguir e saiba como avaliar um imóvel, com 14 dicas valiosas. Vamos lá!

1. Avaliação a rede elétrica

Uma boa rede elétrica é imprescindível para quem deseja morar com conforto. Isso porque não são raras as histórias de casas, apartamentos em que o chuveiro não funciona direito ou que as tomadas não suportam certos aparelhos eletrônicos. Por isso, a avaliação da rede elétrica é o um ponto que merece extremo cuidado, ainda mais se o imóvel já apresentar certa idade.

Nesse contexto, empreendimentos imobiliários novos são muito mais vantajosos e raramente apresentam falhas que não podem ser identificadas de imediato. Em todo caso, verifique os interruptores, as condições da caixa de distribuição de energia e teste as lâmpadas de cada cômodo. Uma dica bastante útil é levar um carregador de celular no momento da visita e aferir o funcionamento das tomadas.

2. Confirmação do funcionamento das instalações hidráulicas

Igualmente importantes, as instalações hidráulicas também merecem ser conferidas com cautela. Essa rede se refere às tubulações do imóvel, além dos registros, torneiras e detalhes relacionados à vazão de água. A umidade em paredes ou no teto é o primeiro indicativo de que a rede hidráulica pode estar com problemas, como o vazamento de alguma tubulação, por exemplo. Assim, se mofo estiver presente nas alvenarias do imóvel, redobre a atenção.

Solicite o mapa hidráulico e identifique a localização das tubulações, ponto que auxilia na visita ao imóvel. Nesse dia, abra as torneiras e aguarde alguns minutos — essa prática possibilita visualizar possíveis entupimentos, além de problemas relacionados ao sifão.

3. Atenção à iluminação natural

O primeiro passo para ter uma noção sobre a iluminação natural do ambiente é entender a posição do imóvel:

  • apartamentos ou casas situados ao Norte recebem luz solar durante o dia inteiro;
  • imóveis na face Sul recebem pouca luz no verão, apenas nas horas da manhã e no final da tarde, e não têm luz solar na estação do inverno;
  • moradias localizadas ao Leste têm uma iluminação natural no período da manhã;
  • imóveis construídos a Oeste são bem iluminados na parte da tarde.

Assim, se você busca um imóvel bem iluminado, recomenda-se que ele esteja orientado para a parte Norte de sua cidade. No entanto, em locais muito quentes, vale a reflexão sobre a possibilidade de contar com uma iluminação natural um pouco mais suave. Dessa forma, utilizar uma bússola no momento da visita ao imóvel é uma boa sugestão para confirmar as informações passadas pelo dono do apartamento ou da casa dos sonhos.

4. Análise da fachada do imóvel

Quando você aluga ou compra um imóvel, as áreas comuns também fazem parte desse investimento. Por isso, é importante, ao buscar saber como avaliar um imóvel, analisar as condições da fachada, verificando se ela está em ordem, se a limpeza é feita com frequência e se o condomínio procura mantê-la em bom estado.

Fachadas com acabamento em ladrilho, por exemplo, são muito mais resistentes às condições do tempo, justamente por serem construídas em cerâmica. Já acabamentos feitos com texturas ou pinturas diferentes requerem uma limpeza constante. Caso julgue necessário, converse com algum residente da vizinhança, tire todas as suas dúvidas e tenha certeza sobre a escolha (ou não) do imóvel visitado.

5. Verificação da garagem do imóvel

A verificação da garagem do imóvel é essencial. Afinal, imagine só comprar um apartamento e descobrir, na hora da mudança, que a garagem é muito apertada para o seu automóvel? Por isso, tire um tempo para conhecer essa parte externa do condomínio.

Analise o número de garagens existentes — se são suficientes para você e sua família —, confira a facilidade para o estacionamento e se o condomínio demarca as garagens de cada morador. No entanto, quando o imóvel for uma casa, essa questão é um pouco mais simples, basta verificar se há cobertura para carros e motos, e a facilidade de estacionamento.

6. Visita à moradia em horários diferentes

Conhecer a moradia em horários diferentes é uma dica valiosa. Essa prática permite a visualização da iluminação natural em diferentes horas do dia, o conhecimento do movimento do bairro e, também, a análise da segurança do local.

Um ponto importante é a iluminação do bairro no período noturno, o que torna necessária a visita ao local depois de anoitecer. No caso de apartamentos, a possível existência de uma guarita com porteiros e agentes de segurança acabam ganhando vantagem nesse quesito. Por outro lado, se a sua intenção é morar em uma casa que não faça parte de um condomínio, avalie o imóvel no horário noturno e confira a segurança do local.

7. Pesquisa sobre a valorização da localização

Se a ideia principal é a compra de um imóvel, a valorização da localização deve ser fortemente analisada. Isso porque ninguém quer comprar um apartamento em uma região pouco segura ou com mínimas possibilidades de crescimento, considerando a influência negativa na valorização do preço do imóvel.

Para evitar a realização de uma compra pouco vantajosa, pesquise o bairro eleito e confira os empreendimentos vizinhos. Avaliar a existência de estabelecimentos comerciais no local também funciona bem quando o assunto é compreender a possibilidade de valorização da casa ou do apartamento em uma revenda futura.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Para quem preferir fechar negócio de forma segura, a dica é pesquisar bairros em sua cidade que já sejam conhecidos por suas facilidades e pela infraestrutura de qualidade.

8. A importância em analisar o acabamento e a conservação do imóvel

Outra dica importante é você analisar o acabamento e a conservação na visita ao imóvel de seu interesse. Mesmo que em um primeiro momento tudo pareça bem, procure estar atento a alguns detalhes que podem passar despercebidos, mas que serão cruciais caso você venha a morar naquele local. Alguns testes a serem feitos são:

  • acionar a descarga dos banheiros;
  • verificar, torneira por torneira, se há sinais de vazamento ou ressecamento no encanamento;
  • verificar tomadas (não só se há fios soltos e peças mal encaixadas como se de fato estão funcionando eletricamente);
  • observe paredes e marcas de infiltração, partes descascando e demais sinais de deterioração;
  • averígue o piso, se há rachaduras, peças soltas, deformadas, descolando ou qualquer outro sinal de alteração;
  • abra e feche as janelas, veja se estão fáceis de serem manuseadas ou emperradas;
  • faça o mesmo com as portas, infiltrações podem também afetar a madeira e dificultar a utilização do material.

Como pode ver é a soma de detalhes que poderão indicar se o imóvel está pronto para receber alguém. Não seja tímido e faça esses testes a fim de ter certeza que está fazendo um bom negócio.

9. A necessidade de tomar cuidado com a documentação

Na hora da documentação é necessário estar atento não só ao que você precisa ter em mãos para fechar negócio mas também aos papéis relativos ao imóvel e seu vendedor. Por isso, vamos especificar aqui os documentos necessários para passar por todo esse processo com tranquilidade. Em relação ao vendedor, o que se exige são:

  • Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de casamento ou união estável com regime de bens: vale lembrar que, se casado e o imóvel estiver no nome de um só dos cônjuges, o companheiro deve se manifestar que está ciente da venda.
  • Se o imóvel estiver em nome de ambos é preciso juntar uma série de documentos. São essas certidões negativas que garantirão a idoneidade dessa negociação, confira:
  • protestos (obtidas em cartórios);
  • ações cíveis e criminais obtidas na Justiça Federal;
  • execuções fiscais estadual e municipal;
  • quitação de tributos federais;
  • ações trabalhistas;
  • interdição, tutela e curatela obtida em cartórios de registro civil.

Para finalizar a seção de documentos, existem ainda os papéis relativos ao imóvel. Você deverá estar atento a alguns dos principais como:

  • matrícula atualizada;
  • certidão de situação fiscal/IPTU;
  • habite-se;
  • declaração de inexistência de débitos condominiais.

Não são poucos os pontos a serem resolvidos na documentação. Nessas horas, contar com a ajuda de especialistas pode facilitar bastante esse processo e é o que vamos falar no tópico a seguir. Continue lendo para aprender mais.

10. Como a ajuda profissional pode ser importante no processo

Além de ajudar você com a parte burocrática citada acima, contar com a orientação e os serviços de uma imobiliária se torna um benefício que vai muito além da documentação necessária para concluir a negociação. O know-how para identificar os imóveis que mais vão ao encontro do seu interesse e a capacidade de indicar boas oportunidades são algumas dessas benesses extras.

Além disso, a tranquilidade de ter alguém intermediando de forma segura e profissional a relação entre vendedor e comprador evita desgastes diversos e, até mesmo, possíveis problemas legais que poderiam surgir em uma negociação feita de forma independente. Por essas e outras razões é que é tão importante contar com o auxílio de uma imobiliária em todo esse processo.

11. O estado de conservação do imóvel de forma geral

Imóveis novos costumam contar com um estado de conservação otimizado, mas esse nem sempre é o caso dos usados. Ao falar sobre o assunto, não é interessante se focar apenas no estado de tomadas e torneiras, conforme já citado, mas também no espaço de maneira geral — o que inclui elevadores, áreas comuns do prédio, escadas e demais localidades internas.

Afinal, o custo para eventuais consertos pesará na taxa de condomínio, o que pode prejudicar seu orçamento. Deve estar inclusa nessa análise, também, a entrada da casa ou do apartamento, gramados, cercas, varandas e demais áreas que, muitas vezes, são deixadas de lado.

12. A segurança do bairro e do local

Fatores como índice de criminalidade do local, o comprometimento dos porteiros com a segurança dos moradores, a presença de câmeras e a movimentação dentro e fora do condomínio ou prédio não podem ficar de fora da verificação de qualidade feita no imóvel durante a visita.

Afinal, ninguém deseja se mudar para um bairro ou local inseguro, mas muitos acabam fazendo isso por não atentarem a esses pormenores ao conhecer o local. Não cometa esse erro e, se necessário, visite o espaço mais de uma vez para examinar os pontos citados.

13. A vista do imóvel

A vista do apartamento ou casa é uma das primeiras coisas a serem analisadas durante uma visita imobiliária. Porém, o que muitos se esquecem é que ela precisa ser pensada a longo prazo. Nos arredores de sua futura morada é possível observar muitas construções se iniciando? Em poucos anos, é provável que elas atrapalhem por completo a sua vista?

Outro fator a ser observado é como a vista influi na iluminação da casa. Afinal, se os pontos principais de entrada de luz natural forem tampados ao longo do tempo, a temperatura e a visibilidade dos cômodos pode ser diretamente afetada.

14. O tamanho do imóvel a longo prazo

Um imóvel menor e aconchegante pode parecer charmoso à primeira vista. Mas será que ele contempla os planos da família a longo prazo? Se, por exemplo, um casal pretende ter filhos em breve, é interessante que eles busquem um imóvel com mais do que apenas dois quartos.

Contudo, o contrário também é válido. Casas espaçosas parecem mais chamativas em um primeiro momento, mas é importante que a rotina de cuidados e a manutenção delas não se torne um fardo com o tempo. Ao visitar o local, imagine-se nele por um longo período. Tenha algumas metas e objetivos em mente, e, só então, tome sua decisão — evitando arrependimentos posteriores.

Como é possível perceber, não é difícil avaliar um imóvel de forma acertada, desde que os pontos corretos sejam examinados. Porém, são muitos os detalhes a se cuidar — e poder contar com o suporte de especialistas nesse momento facilita bastante o esforço empreendido.

Se gostou de conhecer esses 14 pontos a serem levados em consideração na hora de saber como avaliar um imóvel e tem mais alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco por WhatsApp ou por e-mail!

155 Comments on “Como avaliar um imóvel? 14 pontos a considerar na hora da visita”

  1. I just want to tell you that I am newbie to blogs and definitely enjoyed your page. Almost certainly I’m going to bookmark your blog post . You definitely come with amazing stories. Thanks a bunch for sharing your blog site.

  2. I just want to tell you that I am just very new to blogging and site-building and seriously enjoyed you’re page. Most likely I’m going to bookmark your site . You actually come with tremendous writings. Thank you for revealing your webpage.

  3. Hello would you mind sharing which blog platform you’re working with? I’m planning to start my own blog in the near future but I’m having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique. P.S Sorry for getting off-topic but I had to ask!

  4. When I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the identical comment. Is there any means you’ll be able to take away me from that service? Thanks!

  5. Aw, this was a very nice post. In concept I want to put in writing like this moreover – taking time and precise effort to make a very good article… but what can I say… I procrastinate alot and not at all seem to get one thing done.

  6. I just want to tell you that I am new to blogging and seriously enjoyed your web site. More than likely I’m likely to bookmark your site . You surely come with really good posts. With thanks for revealing your website.

  7. A lot of thanks for all of the effort on this site. My mother really loves participating in investigations and it’s really simple to grasp why. We all notice all about the powerful means you create simple secrets by means of your blog and even improve response from visitors on the matter then our own girl is truly starting to learn so much. Have fun with the rest of the new year. You have been doing a remarkable job.

  8. Hey there I am so glad I found your blog, I really found you by error, while I was researching on Yahoo for something else, Anyhow I am here now and would just like to say many thanks for a remarkable post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read it all at the minute but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the fantastic job.

  9. Nice post. I learn some thing tougher on diverse blogs everyday. It will always be stimulating to learn content using their company writers and exercise a little from their store. I’d prefer to use some while using the content in my weblog whether you don’t mind. Natually I’ll provide you with a link on your own internet blog. Appreciate your sharing.

  10. Oh my goodness! Incredible article dude! Thank you, However I am encountering issues with your RSS. I don’t know the reason why I can’t subscribe to it. Is there anyone else having similar RSS problems? Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanx.

  11. I was more than happy to find this website. I wanted to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely really liked every bit of it and i also have you book-marked to look at new things on your website.

  12. I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this information So i am happy to convey that I’ve a very good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most certainly will make sure to don’t forget this web site and give it a look on a constant basis.

  13. I do consider all of the concepts you’ve offered in your post. They’re really convincing and can definitely work. Nonetheless, the posts are very brief for beginners. May just you please lengthen them a little from subsequent time? Thank you for the post.

  14. I simply want to say I am very new to blogging and site-building and certainly enjoyed this website. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly have perfect articles. Regards for revealing your blog site.

  15. Just desire to say your article is as astounding. The clearness in your post is simply excellent and i could assume you are an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

  16. Thanks for these guidelines. One thing I additionally believe is always that credit cards giving a 0 interest often lure consumers in zero monthly interest, instant acceptance and easy internet balance transfers, nevertheless beware of the main factor that can void your current 0 easy streets annual percentage rate and as well as throw one out into the terrible house in no time.

  17. This is some agreeable material. It took me some time to finally find this web page but it was worth the time. I noticed this article was buried in yahoo and not the first spot. This web site has a lot of fine stuff and it doesnt deserve to be burried in the searches like that. By the way I am going to add this web publication to my list of favorites.

  18. Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is fundamental and all. However think of if you added some great photos or videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this site could certainly be one of the most beneficial in its field. Very good blog!

  19. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you make this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz reply as I’m looking to create my own blog and would like to know where u got this from. thanks

  20. Hi, I do believe this is an excellent web site. I stumbledupon it 😉 I am going to revisit once again since I bookmarked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide other people.

  21. Thanks for the guidelines shared on the blog. Another thing I would like to state is that fat loss is not supposed to be about going on a fad diet and trying to reduce as much weight as you’re able in a few days. The most effective way to shed pounds is by acquiring it little by little and right after some basic tips which can assist you to make the most through your attempt to drop some weight. You may realize and already be following some of these tips, yet reinforcing understanding never does any damage.

  22. Hey very cool website!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your website and take the feeds also…I am happy to find numerous useful information here in the post, we need work out more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  23. Hello there! I could have sworn I’ve been to this website before but after checking through some of the post I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be book-marking and checking back frequently!

  24. Hello just wanted to give you a quick heads up. The words in your post seem to be running off the screen in Internet explorer. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The design and style look great though! Hope you get the problem solved soon. Many thanks

  25. I must say, as a lot as I enjoyed reading what you had to say, I couldnt help but lose interest after a while. Its as if you had a wonderful grasp on the subject matter, but you forgot to include your readers. Perhaps you should think about this from far more than one angle. Or maybe you shouldnt generalise so considerably. Its better if you think about what others may have to say instead of just going for a gut reaction to the subject. Think about adjusting your own believed process and giving others who may read this the benefit of the doubt.Jobs offered

  26. I simply want to say I am very new to blogging and site-building and certainly enjoyed this website. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly have perfect articles. Regards for revealing your blog site.

  27. That is the correct blog for anybody who wants to search out out about this topic. You realize so much its nearly arduous to argue with you (not that I actually would need…HaHa). You definitely put a brand new spin on a topic thats been written about for years. Nice stuff, simply nice!

  28. I have been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts on this sort of space . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this site. Reading this information So i am happy to convey that I’ve an incredibly good uncanny feeling I found out exactly what I needed. I most certainly will make certain to don’t put out of your mind this web site and provides it a look on a constant basis.

  29. Please let me know if you’re looking for a author for your weblog. You have some really good posts and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an email if interested. Thank you!

  30. A person essentially help to make seriously articles I would state. This is the very first time I frequented your website page and thus far? I amazed with the research you made to make this particular publish amazing. Great job!

  31. Greetings from Idaho! I’m bored to tears at work so I decided to check out your site on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m surprised at how quick your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, great blog!

  32. Amazing blog! Do you have any tips for aspiring writers? I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely confused .. Any recommendations? Thanks a lot!

  33. It’s perfect time to make a few plans for the long run and it’s time to be happy. I have learn this put up and if I may just I want to suggest you some interesting issues or suggestions. Perhaps you could write subsequent articles regarding this article. I wish to learn more things about it!

  34. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a colleague who has been doing a little homework on this. And he in fact ordered me lunch because I discovered it for him… lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to talk about this topic here on your blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *