Conheça as vantagens de optar pelo financiamento de imóvel na planta

A compra de um imóvel novo é o sonho de consumo dos brasileiros, seja para ter uma moradia própria com todos os atributos buscados pela família, seja para investimento. Por isso, o financiamento de imóvel na planta apresenta-se como um caminho acessível para conseguir realizá-lo.

Se está pensando em comprar um imóvel na planta, então, acompanhe o texto a seguir. Explicamos como funciona o seu financiamento e todos os seus benefícios, além dos cuidados que você deve ter antes da aquisição. Com ele, você poderá ter clareza sobre a futura compra.

Como funciona o financiamento de imóvel na planta?

Apesar da compra do imóvel na planta chamar atenção por apresentar uma forma mais acessível, pois possibilita um desembolso mais parcelado, comprar um bem imobiliário não é tarefa fácil. Por isso, para que não apareça problemas no futuro e o sonho se torne insatisfação pessoal, é essencial entender como funciona o procedimento de pagamento e de financiamento para aquisição do bem.

Método de financiamento

Os métodos de pagamento e as condições de financiamento para compra do bem imobiliário na planta são diferentes do financiamento do imóvel já pronto. Os financiamentos mais comuns são feitos basicamente por meio do crédito associativo, normalmente voltado para unidades de menor valor. Nos demais casos, o financiamento geralmente é divido em duas partes: a primeira parte com a construtora (durante a obra); e a segunda, depois da entrega, diretamente com a instituição financeira.

No crédito associativo, que vale apenas para residências na planta, a assinatura do contrato de financiamento é realizada simultaneamente a sua venda. Contudo, os pagamentos periódicos, que realmente amortizam a dívida, iniciam apenas com a emissão do Habite-se. Este, é o documento que comprova o fim da obra e atesta que o imóvel está pronto para a entrega das chaves e uso regular.

Durante a construção do bem, o pagamento a ser realizado apenas inclui as taxas administrativas, os juros, o seguro por Danos Físicos ao Imóvel (DFI) e o seguro por Morte e Invalidez Permanente (MIP).

Importante esclarecer que, na forma associativa, o crédito do banco é concedido ao comprador e não à construtora. Enquanto o comprador fica responsável pelo financiamento, o dinheiro é liberado gradualmente para a incorporadora, conforme as fases do empreendimento, evitando, assim, que falte dinheiro para a continuação da obra e garantindo uma fiscalização mais eficiente.

Um dos maiores benefícios desse modelo de financiamento está em poder usar o FGTS para amortizar o valor a ser pago. Além disso, é possível também incluir no financiamento todos os custos que o comprador tiver com o imóvel, como é o caso das custas cartoriais.

Quais as vantagens de comprar um imóvel na planta?

Comprar um imóvel novo é uma opção atraente. Isso porque conta com instalações novas, acabamento moderno e design alinhado com o estilo de vida atual. Para facilitar essa conquista, a compra do bem ainda na planta costuma ser mais acessível. Vejamos alguns dos seus benefícios.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Preço

Quando comparado o preço de um imóvel na planta com um já pronto, tendo por base as mesmas referências de localização e tamanho, o bem projetado pode sair mais em conta. Isso ocorre porque você pagará por um valor abaixo do preço que o imóvel valeria se já estivesse construído e quanto mais próximo estiver a entrega das chaves, mais valorizado ele estará.

O benefício da compra de um imóvel já pronto é a possibilidade de comprar um imóvel pelo valor que ele realmente vale, não ficando vulnerável a eventuais mudanças de valorização.

Uma análise diferente deve ser feita nos casos de quem pretende investir com o intuito de expandir o patrimônio. Aqui, principalmente na compra no período de pré-lançamento das vendas, podem surgir negócios bastante lucrativos. A escolha da unidade mais privilegiada, com a melhor vista e com o posicionamento mais favorável pode tornar-se fator definitivo de valorização. Algumas incorporadoras oferecem preços mais atrativos nessa fase. Por isso a importância de uma boa assessoria imobiliária.

Flexibilidade de acabamento

No memorial descritivo do imóvel na planta estão detalhadas todas as características que o bem deverá ter, como: material usado, metragem dos cômodos e cor. Algumas construtoras permitem a negociação. Ou seja, você poderá mudar o piso, alterar a disposição dos cômodos e o que mais precisar.

Como realizar um bom negócio?

A compra de um imóvel na planta é uma oportunidade consistente de investimento. Mas antes de fechar um contrato de financiamento para compra de um imóvel, é preciso ter alguns cuidados, afinal, é um alto investimento que vai durar muitos anos. Por isso, há uma combinação de fatores que devem ser analisados.

Uma construtora de qualidade e com renome no mercado também é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento. Para confirmar a capacidade da empresa e escolher certo, é preciso verificar alguns pontos. Vejamos:

  • certificados de qualidade (ISO);
  • tempo no mercado;
  • reclamações no Procon;
  • compromisso com prazo;
  • histórico.

Verifique se as construções anteriores foram objeto de demandas judiciais e se os imóveis apresentam algum vício estrutural ou no acabamento, como fissuras, infiltrações ou uso de materiais de baixa qualidade. Ademais, é importante também investigar sobre o descumprimento de promessas, principalmente as relativas aos prazos, pois pode haver uma desvalorização se ocorrer atrasos na entrega, comprometendo o lucro dos compradores.

Para lhe assessorar a fazer um excelente negócio pesquise a reputação da imobiliária no mercado. É de extrema importância conversar com o corretor. Busque pelas informações listadas acima, principalmente quanto ao histórico.

Lembre-se de que o financiamento de imóvel na planta pode trazer muitos benefícios para o comprador, tornando realizável o sonho de morar em uma casa própria com a localização e estrutura almejada. Mas é preciso ter muito cuidado no momento de escolher o imóvel e a imobiliária, para evitar problemas.

Achou este conteúdo interessante? Saiba mais sobre o financiamento de imóveis e esclareça as suas dúvidas conosco. Entre em contato com a nossa empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *