Cuidados na compra de um imóvel: entenda quais são os mais importantes

Conquistar um patrimônio exige com que a pessoa pesquise bastante quais são as práticas mais indicadas, além de buscar as melhores estratégias para que o negócio seja de sucesso. Entender os cuidados na compra de um imóvel, por exemplo, contribuirá para que se evite problemas futuros, permitindo que esse investimento seja sem imprevistos e alinhado às expectativas de quem o adquire.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba o que deve ser considerado nesse momento, de modo que você possa conquistar o imóvel que sempre sonhou sem gargalos durante o processo. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os cuidados para a compra de um imóvel?

Inicialmente, apresentaremos quais são os cuidados necessários para que você faça uma compra sem gargalos e imprevistos. Confira!

Faça uma pesquisa de mercado

Ao entender quais são os seus objetivos quanto à compra de um imóvel, existe a necessidade de fazer uma pesquisa de mercado para uma análise mais precisa sobre a média de preço, bem como os tipos de imóveis na região pretendida.

Não se limite a apenas buscar pela internet, como também marque uma visita com o responsável pela propriedade, vá até o bairro, entenda com os moradores como é o dia a dia daquele local. Faça, ainda, uma pesquisa sobre as vias para deslocamento, os comércios na região, entre outros pontos importantes que contribuem para uma rotina com mais qualidade de vida.

Entre outros pontos a serem analisados, destacamos:

  • estado de conservação do imóvel comparado aos preços de outros semelhantes no local;
  • tamanho a longo prazo (se pretende aumentar a família, por exemplo);
  • qual é a posição do apartamento;
  • como é a segurança do local.

Tenha um planejamento financeiro

Comprar um imóvel significa que você fará um importante investimento, sendo necessário ter um bom planejamento financeiro para que não haja problemas futuros. Afinal, caso não tenha um plano alinhado ao seu orçamento, essa conquista pode se transformar em uma dor de cabeça. Por essa razão, organize as despesas e receitas, coloque tudo no papel e entenda quais daqueles itens são superficiais e podem ser cortados de sua rotina.

Além disso, avalie como estão os custos do que você consome no dia a dia. Muitos deles podem ser reduzidos ou até mesmo cortados, contribuindo para um armazenamento maior da quantia mensal. É importante, ainda, estabelecer metas e objetivos. Qual a diferença entre os dois? Enquanto o primeiro são atitudes mudadas para atingir um resultado a curto prazo, o segundo trata-se de uma visão mais ampla do que você deseja.

No momento que você fizer uma reserva para a compra do imóvel, preocupe-se com o que investir para poupar. Aqui, é preciso preocupar-se com o fato de que é uma estratégia mais complexa, exigindo conhecimento e o auxílio de um profissional qualificado.

Analise a situação legal e física do imóvel

Conforme explicado, um dos pontos que exige a atenção de quem procura por um imóvel é a conservação da propriedade pretendida. Além dela, é preciso se preocupar com a situação legal do imóvel, analisando a Certidão de Matrícula, bem como a situação financeira do proprietário.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Entenda se há processo de execução de títulos judiciais (ou seja, sentenças sendo julgadas) ou extrajudiciais (duplicatas, cheques etc.) em trâmite no momento que você negociar a compra daquela propriedade. Essas situações poderão oferecer gargalos no momento da negociação e trazer problemas futuros. Por essa razão, tudo deve ser avaliado com muita cautela para que não haja imprevistos.

Considere os custos extras envolvidos na compra

Muitas pessoas, ao adquirirem um imóvel, não se preocupam com os custos extras envolvidos e se assustam no momento da negociação. Sendo assim, ao elaborar um planejamento financeiro para a compra de sua propriedade, não deixe de lado os gastos envolvidos.

Entre eles, destaca-se inicialmente a taxa de avaliação. Ao buscar pela propriedade ideal para as suas expectativas, certamente já terá um preço preestabelecido. No entanto, as instituições financeiras exigem que faça uma análise antes de conceder o crédito, no caso dos financiamentos.

Além disso, é cobrado do novo proprietário o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), valor cobrado pela prefeitura sempre que alguém adquire uma propriedade. Outra despesa na compra de um imóvel é o seu registro, documento emitido pelo próprio cartório de sua cidade para comprovar quem é, de fato, o proprietário daquele local.

Caso haja a necessidade de algum reparo, é preciso também considerar esse custo. Por isso, sempre que buscar por um investimento desse tipo, analise quais são aqueles que mais se encaixam em suas necessidades, visando fazer o mínimo de obras possível.

Por que contar com o auxílio de uma imobiliária?

Conforme percebemos, há muitos aspectos burocráticos que envolvem a compra de um imóvel. Além disso, é preciso analisar atentamente cada ponto do contrato, com o objetivo de que não haja problema algum no momento da transação. Além disso, deve-se destacar o fato de que os profissionais de uma imobiliária têm conhecimento de mercado e saberão aliar as suas expectativas com os produtos disponíveis, além de apresentar bons negócios dentro do orçamento disponível.

Essas empresas ainda contam com um setor jurídico que vai trazer segurança para a análise dos contratos, garantindo que os direitos e deveres de comprador e vendedor sejam respeitados, além de avaliar toda a documentação necessária para que haja o fechamento do negócio (evitando dores de cabeça nesse momento).

Por fim, vai intermediar a negociação junto ao proprietário e realizar vistorias no caso de imóveis usados. Por meio do auxílio dessa equipe, certamente as etapas serão concluídas com muito mais facilidade, o que possibilita ao comprador uma pesquisa mais específica sobre o que deseja, evitando possíveis gargalos nos trâmites burocráticos.

Neste conteúdo, você pôde entender quais são os cuidados na compra de um imóvel, além de verificar como uma imobiliária auxiliará nesse sentido. Conforme abordado, o ideal é contar com um bom planejamento, pesquisar detalhadamente todas as alternativas existentes, além de buscar aquele produto que vá atender ao que você espera e que tenha um bom custo-benefício.

Caso você queira entender um pouco mais sobre como uma imobiliária pode auxiliar na compra de um imóvel em Fortaleza, continue no blog e boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *