Descubra as vantagens de comprar um imóvel na planta

Se você pode aguardar um pouco, comprar imóvel na planta pode ser uma boa opção! Apesar da espera, esse tipo de compra traz algumas vantagens relacionadas à qualidade das instalações, à forma de pagamento, ao planejamento, à personalização dos espaços e à valorização da edificação, por exemplo.

Todos esses fatores podem garantir a você o melhor custo-benefício na realização do negócio, e não tem nada melhor do que morar bem, tendo a certeza de ter investido bem o seu dinheiro, não é mesmo?

Pensando nisso, vamos explicar a você, de forma detalhada, cada uma dessas vantagens de adquirir um imóvel ainda na planta. Então, para entender melhor o assunto, continue a leitura!

Quais os tipos de imóveis disponíveis no mercado?

Quando se pensa em mercado imobiliário, fala-se de três tipos de imóveis, considerando o tempo de construção: na planta, novo ou usado.

Como você deve saber, a edificação na planta é aquela que ainda está em fase de construção, motivo pelo qual é estabelecido um prazo para a entrega das chaves aos proprietários. O imóvel novo, por sua vez, é o que já foi construído, mas que ainda não foi ocupado por nenhum morador. Já o usado é aquele mais antigo, que já teve outro(s) proprietário(s).

Por que comprar imóvel na planta?

A qualidade das instalações é melhor

Adquirir um imóvel na planta significa ser o primeiro proprietário e, na maioria dos casos, o primeiro ocupante dele também, se ele for para moradia própria. Assim, é possível contar com instalações que ainda não sofreram avarias ou desgastes naturais, garantindo a qualidade delas e poupando você de gastos com manutenção por um bom tempo.

Além disso, com o desenvolvimento de novas tecnologias no setor da construção, melhores matérias-primas e técnicas são empregadas nas obras, em comparação àquelas utilizadas anteriormente. Com isso, você acaba tendo o benefício de adquirir um imóvel moderno e de qualidade também no que se refere à sua estrutura e ao seu acabamento.

Ainda, essas edificações mais recentes são projetadas visando a se adaptarem ao estilo de vida atual. Nesse sentido, elas seguem tendências como cômodos comuns maiores e quartos menores, maior quantidade de vagas na garagem, melhor integração dos espaços, áreas de lazer etc.

É possível escolher a melhor unidade

Já pensou que ótimo seria poder escolher a melhor unidade de uma edificação para comprar? Você poderia analisar qual o melhor andar, a melhor posição em relação à ventilação e à iluminação natural etc.

Adquirindo um imóvel na planta, tudo isso é possível! Como a obra está para começar ou em andamento, você pode sair na frente de outros interessados e selecionar, dentre as opções disponíveis, a mais adequada aos seus interesses.

E isso vale até mesmo para as vagas de garagem, afinal, elas também são importantes na hora de escolher um imóvel. Sim, em alguns casos, você pode definir, de antemão, quais pertencerão à sua unidade. Isso é que é conforto!

O pagamento é facilitado

Na hora de pagar, qualquer desconto ou parcelamento é bem-vindo, não é verdade? Pois, nesse aspecto, comprar imóvel na planta é muito vantajoso!

Como o empreendimento está em execução e o produto final só vai ser entregue ao comprador futuramente, o preço acaba sendo mais baixo do que o de uma construção pronta. Afinal, a empresa responsável pela construção tem interesse em vender as unidades rapidamente, para viabilizar a obra. Assim, essa acaba sendo uma ótima opção para quem quer pagar pouco!

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Além do valor mais baixo, a forma de pagamento é outro ponto positivo. Esse tipo de contrato permite que o comprador negocie diretamente com a construtora ou — melhor ainda — por intermédio de uma imobiliária, que tem experiência no assunto. Nesses casos, geralmente são oferecidas condições interessantes!

Na maioria das vezes, a pessoa que adquire um imóvel na planta paga 30% do valor dele ao fechar o negócio. Porém, se não conseguir pagar essa quantia de uma só vez, você pode negociar um parcelamento até a entrega das chaves, ao final da obra. O restante também pode ser parcelado em vários anos ou até mesmo financiado.

Você pode se planejar melhor

Com tantas facilidades na quitação do valor do imóvel e o tempo necessário para o término das obras, fica bem mais fácil se planejar. Com gastos menores, você pode organizar a mudança mais tranquilamente, contratando uma transportadora que ofereça um serviço de qualidade e boas condições de pagamento — já que há tempo suficiente para parcelamento, caso necessário.

Ainda, poderá analisar com calma os locais próximos à residência que você e sua família poderão frequentar e o comércio que atende a região. Além disso, vai ter a possibilidade de escolher com calma a escola de qualidade mais próxima para os seus filhos.

Ademais, você terá facilidade em planejar os meios de transporte mais acessíveis para eles, para as visitas e para eventuais prestadores de serviços, como babás e diaristas. É fundamental fazer essa previsão, para que, futuramente, a mudança não afete negativamente a sua rotina e a de seus familiares!

É possível personalizar os espaços

Ao adquirir um imóvel novo ou usado, muitas vezes, é mais difícil fazer alterações na disposição dos cômodos ou até mesmo na decoração. Isso se deve ao fato de que, em construções já prontas, seria necessário fazer uma reforma, que pode levar mais tempo e gerar gastos excessivos, além de que, nas mais antigas, podem ter sido empregados materiais ou técnicas que já não são utilizados.

Também nisso o imóvel na planta se mostra vantajoso! Como a edificação ainda está em construção, você pode escolher o revestimento, o piso, acabamentos, entre outras questões, antes mesmo de ela ficar pronta. Outra possibilidade é projetar os armários da cozinha e banheiros de acordo com as suas necessidades.

Em alguns casos, é possível até mesmo fazer pequenas alterações no projeto, para que o imóvel se adéque o máximo possível ao seu gosto e às suas expectativas. Isso não é ótimo?

A edificação pode se valorizar

Você adquiriu o imóvel por um preço mais acessível, porém aguardou um tempo até que a construção ficasse pronta. Então, nada mais justo que ele se valorize quando acabado e lançado no mercado, não é mesmo?

Outro ponto que favorece isso é a edificação nova, com instalações modernas. Esses fatores atraem mais investidores ou novos moradores e fazem com que, futuramente, caso você queira vender o imóvel, ele saia na frente em relação aos mais antigos!

Tal aspecto é potencializado caso você escolha investir em um imóvel bem localizado. Por isso, tenha preferência por bairros onde há possibilidade de valorização pela construção de novos empreendimentos residenciais ou comerciais, como shoppings. Essa é ou não é uma boa dica?

Dessa forma, fica fácil perceber que comprar imóvel na planta é um ótimo investimento para quem quer morar bem, em um local que atenda às suas necessidades e que tenha boas perspectivas de valorização. Contar com todas essas vantagens garante o melhor custo-benefício e a satisfação de ter feito uma boa aquisição!

Gostou dessas informações e quer saber mais? Então, acompanhe a nossa página no Facebook!

3 Comments on “Descubra as vantagens de comprar um imóvel na planta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *