Eusébio – Qualidade de vida

O Eusébio se tornou a região do Ceará mais próspera para investimentos no setor imobiliário, sendo um dos destaques no cenário nacional no que se refere à qualidade de vida. Tranquilidade e preços baixos vêm atraindo cada vez mais a população de Fortaleza e da respectiva região metropolitana. 

Atualmente a cidade possui o maior Índice Desenvolvimento Municipal (IFDM) do Ceará, contabilizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Na sequência, também registrou o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. A população do Eusébio cresceu cerca de 12,9% da população entre 2010 e 2018, e hoje possui cerca de 52.880 habitantes, segundo o IBGE. Mas o que faz com que o Eusébio seja tão procurado pelos amantes da qualidade de vida? 

Características

As vantagens de se morar na região são inúmeras. Além de fugir da agitação característica de Fortaleza, conquistando a liberdade de ocupar as ruas sem uma preocupação intensa em relação à segurança, as áreas verdes, à variedade de serviços de qualidade oferecidos e à ocupação gradual do município pela população, permitindo um planejamento eficiente da área urbana, são aspectos que acolhem os moradores e proporcionam o melhor para o estilo de vida de cada um.

“Moradores de Fortaleza optam por residir no Eusébio por conta da qualidade de vida. Querem proporcionar aos filhos uma vida mais tranquila, com a proximidade com o verde, sem abrir mão do conforto de uma cidade urbanizada e rica em infraestrutura”, declara o Ticiano, diretor da Imobiliária César Rego. 

Quem mora no Eusébio está, ainda, perto dos principais centros comerciais. A região tem recebido cada vez mais estabelecimentos comerciais e empresas para o conforto da população. Em apenas 15 minutos, é possível chegar em Fortaleza, devido à via expressa que liga as duas cidades. Além disso, a região ainda é próxima da avenida Washington Soares, rica em opções de serviços e conectada às regiões mais movimentadas da Capital.

“Essa proximidade com Fortaleza é outra grande diferença do Eusébio. As conexões por meio das vias de trânsito rápido facilitam a vida de quem reside na cidade e precisa se deslocar para a Capital. Mais do que isso: a localização do município também garante menos esforço para curtir as belezas do Litoral Leste”, pontua o Ticiano.

Trânsito

Apesar da distância relativamente maior, o trânsito no Eusébio não é caótico como o de Fortaleza. Possibilitando que a ida para o trabalho, caso seja em Fortaleza, e a volta para casa sejam mais tranquilas.

A grande maioria dos Fortalezenses (70%) já consideram que o trânsito é o grande problema urbano, além do estresse de ficar uma hora parado por conta das obras e buracos nas vias. A ida a lugares convenientes, como farmácias, supermercados e restaurantes serão bem mais rápidas e práticas.

“Ninguém gosta de perder 40 minutos ou 1 hora dentro de automóvel para chegar em casa. Com rodovias pavimentadas e como quase tudo é próximo, alguns trajetos podem ser realizados a pé ou de bicicleta. Sem contar que o transporte público possui uma qualidade ímpar”, explica o Ticiano Rego.

Eusébio é o único município do Brasil com transporte público gratuito. A chamada Rota 40 liga o município com Fortaleza e Aquiraz. O transporte intermunicipal é uma vantagem que compactua com a proposta de facilitar a moradia na região. Atende a 60 mil passageiros por mês. O sucesso do sistema gratuito de transporte público e o aumento da demanda fez com que a Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) criasse em 2015 três rotas de apoio para completar as que já existiam.

Meio ambiente

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Na questão da limpeza da cidade, segundo o próprio site da prefeitura do município, o Sistema de Coleta Seletiva de Eusébio terminou o ano de 2017 com a retirada de 155 toneladas de resíduos sólidos do meio ambiente. Todo esse lixo foi processado e comercializado com empresas de reciclagem.

“A preocupação com o meio ambiente é uma das bandeiras da cidade. Diferente de outros centros urbanos, a coleta seletiva permite não somente o controle dos resíduos, mas também auxilia na reciclagem de itens que antes seriam descartados. Além de contribuir com o meio ambiente, gera riqueza por meio da reciclagem”, assegura Ticiano.

O Programa Jovem Sustentável congrega professores, alunos, catadores e servidores municipais. Na empreitada, a população também ajuda no sistema de coleta de lixo. A ação é encabeçada pela Prefeitura em parceria com a Fundação Alphaville. A ideia é fazer com que o conceito de sustentabilidade esteja mais presente na vida dos jovens, firmando assim um real compromisso com a natureza. 

Segurança

A administração do Eusébio criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública. Foi o terceiro município a fazê-lo, atuando em conjunto com as Polícias Militar e Civil e Ministério Público e da Justiça.

Além disso, o município foi o quarto a implementar uma assessoria Especial Sobre Drogas para prevenção e combate às drogas. Ou seja, o município se preocupa com a segurança mesmo com um índice de criminalidade muito menor que o de Fortaleza.

“Qualidade de vida também está associada à segurança. Por isso Eusébio possui um dos melhores índices de combate às drogas, além de a Polícia Militar a e a Guarda Municipal atuarem para garantir a lei e a ordem na cidade. O reflexo são os baixíssimos índices de criminalidade, inferiores à Fortaleza”. 

Custo-benefício

A cidade está em constante crescimento nos últimos anos, principalmente no que diz respeito à expansão de imóveis e propriedades na região.

E ainda com o valor do m² bem mais acessível do que nos bairros nobres de Fortaleza, assim possui uma relação de custo benefício melhor, já que o padrão de vida é bem superior, enquanto o valor de compra do imóvel é mais acessível.

Grande potencial de valorização

Como a região está em constante crescimento, e possui características que apontam sua valorização como a infraestrutura, poder aquisitivo dos moradores, qualidade de vida e retorno financeiro rápido, tudo indica que nos próximos anos o Eusébio se tornará a cidade preferida para morar no Estado. 

Leia mais sobre o Eusébio em nosso blog! 

One Comment on “Eusébio – Qualidade de vida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *