Fique por dentro de 3 equipamentos para ter um condomínio sustentável

Ficar por dentro desses 3 equipamentos para ter um condomínio sustentável fará toda a diferença na hora de viver em um ambiente mais funcional, ecossustentável e com menos desperdício de dinheiro e recursos. 

Ademais, essas dicas contribuem para a educação da nova geração que deverá estar preparada para os desafios do mundo contemporâneo e futuro. Algumas cidades brasileiras já vêm enfrentando problemas no abastecimento de água, e entender a importância da realização de um prédio verde vai muito além de mera ideologia, envolvendo, de fato, uma necessidade relacionada a um desafio global.

Se quer entender como os 3 equipamentos a seguir contribuirão para um condomínio sustentável, continue lendo e aprenda.

3 equipamentos para ter um condomínio sustentável

1. Sistemas de captação de água da chuva

Já parou para pensar que, muitas vezes, nada é feito com a água da chuva que cai de forma abundante? Condomínios mais antenados na questão da sustentabilidade já têm sistema de captação de água da chuva que após tratamento pode ser utilizada para limpeza do prédio, vasos sanitários e demais áreas que poderiam demandar vários litros desse bem tão precioso.

Sistemas de captação de água da chuva permitem diminuir gastos desnecessários com água e contribuem para um ambiente mais limpo e sustentável.

2. Troca de hidrômetros

Muitas cidades já vêm reduzindo o tempo de troca de seus hidrômetros como forma de evitar desperdício. A vazão ocorrida em um aparelho irregular pode equivaler a até 7.200 litros mensais de perda. Isso ocorre porque o hidrômetro para de registrar corretamente o consumo, contribuindo para que todo esse montante passe despercebido na contagem.

Realizando a troca de hidrômetros se tem a passagem correta do fluído, assim como seu registro, demonstrando a real quantidade de água consumida no condomínio. Como pode ver, uma estratégia simples é capaz de gerar excelentes resultados. Considere essa alternativa.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

3. Dispositivos economizadores de água

Além, das opções mais conhecidas como energia solar, eólica e demais possibilidades de utilização de recursos renováveis, existem soluções mais simples e que contribuem individualmente na residência de cada condômino.

Os chamados dispositivos economizadores de água buscam controlar a vazão, evitando o desperdício desse bem natural. Os principais mecanismos são instalados no chuveiro e abaixo vamos explorar rapidamente alguns deles, veja:

  • acionamento hidromecânico: o chuveiro tem um tempo específico para fechar, evitando banhos longos demais que podem ser desnecessários;
  • ducha: a mangueira de chuveiro pode ser uma excelente alternativa já que é usada apenas na parte do corpo que se está limpando;
  • acionamento de pedal: chuveiro acionado por pedal que utiliza a água só quando precisa, em vez de correr o tempo todo;
  • acionamento hidromecânico com controle de temperatura: além do tempo determinado, pode-se controlar a temperatura para utilizar menos energia.

Mais uma vez, por meio de soluções simples e inteligentes é possível estruturar o condomínio como um prédio verde e contribuir para a sustentabilidade ambiental. 

Manutenção preventiva

O tópico sobre a troca de hidrômetros serve como exemplo para o que vamos discutir neste trecho final do post. Se você não realiza a manutenção preventiva dos equipamentos adquiridos para ter um condomínio sustentável, acaba caindo novamente no problema do desperdício de recursos.

Afinal, todo dispositivo se desgasta com o tempo e se você não realizar periodicamente a manutenção desses aparelhos, poderá diminuir a eficácia dos equipamentos voltados para melhorar a economia de recursos.

Aproveite bem as informações dadas neste post para fazer escolhas acertadas e contribuir para o futuro das próximas gerações no planeta e um condomínio mais limpo e ecologicamente correto. Essas atitudes ajudarão a transformar o seu condomínio em um condomínio sustentável, também chamado de prédio verde.

Se gostou de conhecer esses 3 equipamentos para ter um condomínio sustentável mas ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário no post que será um prazer esclarecer sua questão.

2 Comments on “Fique por dentro de 3 equipamentos para ter um condomínio sustentável”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *