Pretende comprar uma casa de praia? Saiba agora como escolher

Ter uma casa de praia é o grande sonho de muitas pessoas. Além da possibilidade de contar com um lugar tranquilo para descansar e, assim, ter mais qualidade de vida, trata-se de um investimento que vale a pena. Afinal, imóveis desse tipo apenas se valorizam e representam um ótimo custo-benefício.

Contudo, é preciso observar alguns detalhes antes de efetuar a compra do imóvel. Nesse momento, dúvidas a respeito do que levar em consideração podem surgir.

Por esse motivo, elaboramos este artigo para ajudar você nessa tarefa. Continue a leitura e saiba quais aspectos você deve observar ao tomar essa importante decisão!

Localização

O primeiro aspecto a ser analisado ao escolher uma casa de praia é a sua localização, tanto em relação ao lugar que você mora quanto às redondezas do imóvel pretendido. Estabeleça a distância que você e sua família estão dispostos a percorrer para usufruírem dos momentos de descanso próximos ao mar. Não esqueça de considerar também com que frequência vocês pretendem se deslocar até lá.

Saiba que, caso escolha um imóvel em uma cidade mais próxima, as chances de aproveitarem o espaço mais vezes ao ano são maiores. Por outro lado, se preferirem uma região mais distante, para fugir da correria dos grandes centros urbanos, não há problemas em adquirir uma casa mais afastada.

Quanto à cidade e seus bairros, considere o trânsito, a movimentação de pessoas e a vizinhança no entorno da casa de praia que você deseja comprar. Lembre-se de que o objetivo principal é ter sossego. E, para ajudar nisso, considere contar com um comércio de fácil acesso e completo.

O transporte na região também é importante. Verifique se há várias opções de locomoção, para que o carro não seja a sua única opção de deslocamento dentro da cidade.

Distância da praia

Aqui está um ponto relacionado ao anterior e muito relevante. Afinal, o principal objetivo ao adquirir uma casa de praia é aproveitar períodos de descanso com os pés na areia e sentindo o cheiro do mar, certo?

Então, ao escolher o seu imóvel, observe a que distância da praia ele está. Nesse aspecto, a residência ou o apartamento à beira-mar é a melhor opção, pois não há nada melhor do que a facilidade de atravessar a rua ou ter apenas um portão que separa o seu quintal da areia.

No entanto, caso não faça questão de estar tão próximo assim da praia, há também bons imóveis que exigem uma caminhada ou um pequeno deslocamento nas regiões litorâneas.

O ideal é que você e sua família não precisem do carro para curtir um dia perto do mar. Contudo, se o imóvel oferecer outros benefícios relacionados ao valor, à infraestrutura local e à mobilidade, por exemplo, ele também pode ser uma boa oportunidade. Tudo vai depender dos seus interesses.

Valor

O valor da casa de praia que você tem a intenção de adquirir, por óbvio, também deve ser analisado. No entanto, faça isso considerando outros, como metragem, quantidade de cômodos, localização, acabamento etc. Isso porque a avaliação do custo-benefício de um imóvel deve levar em consideração os prós e contras que ele apresenta.

É importante que você estabeleça quanto está disposto a investir em uma casa de praia. Determine um limite para garantir que a aquisição não vai prejudicar o seu orçamento. Entretanto, ainda que você gaste uma quantia maior, considere que imóveis são uma das formas mais seguras de investimento.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Além disso, aqueles que estão localizados em regiões litorâneas tendem a se valorizar. Com isso, você pode ter um bom retorno financeiro caso queira vender o seu futuramente.

Custos

Além do valor do imóvel em si, você deverá levar em consideração outros custos envolvidos na aquisição. Os tributos como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e taxas de cartórios que podem ser cobrados no momento da transação são alguns exemplos.

Você também será responsável pelo pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) após a entrega das chaves. Portanto, antes de fechar negócio, avalie o valor exigido pelo Município em relação a esse imposto para não ter surpresas. A taxa de condomínio pode ser outro custo relevante a ser avaliado.

Como se trata de região litorânea, também deve ser analisada a cobrança de taxas extras. A Marinha e a União podem exigir valores que variam de 0,6% a 5% do valor atualizado do imóvel que se encontra na faixa de 33 metros a partir do mar. Então, considere todos esses custos quando for escolher a sua casa de praia!

Estado do imóvel

Faça uma avaliação do estado do imóvel. Para isso, analise a qualidade do acabamento que o reveste, já que as localidades próximas ao mar apresentam alta umidade e variação de temperatura. Logo, prefira estruturas de alumínio, vidro e PVC. Além disso, fuja de esquadrias de madeira ou de ferro, que têm menor durabilidade.

Em segundo lugar, você deverá observar o nível de conservação da edificação. Procure analisar se existem rachaduras, paredes descascadas ou mofo. Confira se a rede hidráulica é de qualidade, por meio da vazão de água nas torneiras e descargas. Também é fundamental testar interruptores e tomadas da casa. Tudo isso conta muito no momento da sua escolha!

Segurança

A segurança deve ser um ponto a ser considerado no momento da escolha de uma casa de praia. Afinal, é importante garantir que finais de semana, feriados ou férias sejam mesmo momentos de descanso e sem preocupações, não é mesmo?

Por isso, observe se o imóvel tem equipamentos de segurança, como circuito interno de imagens, cerca elétrica, portões automáticos, alarmes etc. No caso dos edifícios, a presença de um porteiro é uma vantagem a mais nesse aspecto.

Quanto à região, avalie também o policiamento e o índice de violência. Procure escolher aquela em que você e sua família possam se sentir mais seguros para dar uma caminhada no calçadão à beira-mar ou levar as crianças para um banho de mar sem estresse.

Condomínios

Para reunir todos os aspectos listados acima, adquirir uma casa em um condomínio de segunda moradia é a melhor opção. Afinal, a relação custo-benefício vale a pena, já que você pode contar com serviços e infraestrutura completos. Assim, você não precisará percorrer grandes distâncias para aproveitar os mais variados serviços e áreas de lazer.

Além disso, a segurança na localidade é maior, por possuir controle de entrada e uma rede de vizinhos. Há também a questão da localização como outra vantagem, uma vez que os condomínios são planejados e construídos em locais estratégicos.

Como você pode ver, a compra de uma casa de praia tem razão de ser o sonho de muitas pessoas. Isso porque a possibilidade de sair da rotina por alguns dias e respirar novos ares facilita a busca por uma vida com maiores níveis de bem-estar. No entanto, é preciso avaliar questões relevantes como as listadas acima.

E, para assegurar que a escolha será bem-feita, é fundamental contar com o auxílio de uma imobiliária de confiança. Ela é especializada no assunto e poderá evitar surpresas desagradáveis, fazendo com que o seu dinheiro seja bem investido e garantindo a sua satisfação na realização desse sonho!

Ficou interessado e quer adquirir a sua casa de praia? Conte conosco para isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *