Taxa Selic e imóveis: entenda os impactos da queda dessa taxa no mercado imobiliário

O mercado imobiliário é um dos setores mais impactados a cada mudança na economia. Sendo assim, aproveitamos o momento para explicar um tema importante aos nossos leitores. Afinal de contas, você sabe qual é a relação entre taxa Selic e imóveis?

Vamos explicar tudo o que o você precisa saber sobre esse assunto, demonstrando como essa taxa interfere no mercado e por que essa informação é tão importante para quem deseja investir em imóveis! Então, não perca tempo e acompanhe!

O conceito da taxa Selic

Por ser tão popular nos noticiários, é bem possível que você já tenha ouvido falar da Selic. Tecnicamente, essa é a taxa básica de juros da economia nacional, que funciona como um índice, fornecendo referência para os juros praticados em todos os produtos de crédito no mercado.

Mas então, você pode se perguntar: o que são produtos de crédito? Essencialmente, trata-se de toda operação de empréstimo, como financiamentos automotivos, imobiliários, cartão de crédito e por aí adiante. Percebe? A flutuação da taxa Selic impacta diretamente nos juros praticados em cada uma dessas modalidades.

A relação entre taxa Selic e imóveis

Como pôde ver no tópico acima, a Selic está diretamente ligada às taxas de juros praticadas no mercado. Sendo assim, quando essa taxa está alta, os juros estão proporcionalmente altos. Quando a Selic está baixa, os juros ficam proporcionalmente baixos.

E é justamente disso que viemos tratar neste post! Afinal, a taxa Selic está em sua mínima histórica, pontuada a meros 2,25% ao ano. Além disso, existe uma expectativa de que novos cortes sejam realizados, como uma forma de facilitar o acesso ao crédito, incentivar o consumo e estimular a economia.

Com a Selic nessa pontuação, todos os juros cobrados nas operações de crédito tendem a cair ainda mais. Em essência, isso quer dizer que o custo dos financiamentos imobiliários vai diminuir, pois os juros serão menores.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

O aquecimento do mercado imobiliário

Agora que você entende o que é a Selic e no que ela impacta, chega a hora de entender os desdobramentos disso tudo. Como espera o Banco Central, a diminuição recorrente da taxa básica de juros deverá facilitar o acesso dos consumidores ao crédito.

Ainda que essa estratégia fosse esperada até mesmo antes da crise do coronavírus, atualmente, a medida faz parte do conjunto de táticas para estimular a economia, flexibilizando as condições do mercado e preparando um cenário de maior agilidade para a recuperação econômica do pós-crise.

Para o mercado imobiliário, a queda da Selic significa aquecimento. Percebendo as melhores condições de compra, os consumidores passam a aproveitar a oportunidade, ingressando em financiamentos mais baratos e vantajosos, o que é positivo para quem investe em imóveis.

Por fim, existe uma última tendência provocada pela baixa da Selic: a disparidade entre as modalidades de compra. Tradicionalmente, o consumidor opta entre financiamentos e consórcios, escolhendo a opção mais conveniente para o seu orçamento e vontade.

No entanto, a baixa da Selic faz com que os financiamentos se tornem mais atrativos aos olhos do consumidor. Por isso, é comum que nessa situação ocorra um número maior de aquisições financiadas do que consorciadas.

Como pôde ver, a redução da taxa básica de juros está prestes a aquecer o mercado imobiliário, criando condições ideais para quem esperou esse momento para adquirir o imóvel dos sonhos.

E aí, você gostou deste post explicando a relação entre taxa Selic e imóveis? Então, aproveite para espalhar essa novidade entre os seus colegas e familiares: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

One Comment on “Taxa Selic e imóveis: entenda os impactos da queda dessa taxa no mercado imobiliário”

  1. And peculiary, it is one of the infrequent absurdly.

    Admitting that you are is site to website step
    to ridding yourself of this addiction. In case the plaer makes
    21 points tgey win the choice.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *