Tipos de imóveis: conheça os principais e escolha o melhor para você

Por incrível que pareça, o preço não é o fator mais importante na busca por um lugar para morar. Mais do que isso, é necessário analisar o perfil e as necessidades de quem vai ocupá-lo, bem como conhecer os tipos de imóveis que existem.

Unindo essas informações, é possível saber qual opção atenderá melhor as suas exigências e as da sua família. Afinal, de nada adianta comprar um imóvel com características que não sejam funcionais para os moradores, concorda?

Está à procura de um novo lar e quer conhecer mais sobre os tipos de imóveis que existem? Continue a leitura!

Casa geminada

Nesse modelo de imóvel, um único lote é dividido em duas ou mais casas, de forma igual. Elas costumam ser menores e se unem por uma parede. Geralmente, têm a mesma fachada e estrutura, além de dividirem o mesmo telhado.

Elas são muito comuns em condomínios fechados e uma ótima opção para quem deseja morar próximo a parentes ou ter uma família já conhecida como vizinha. Outra vantagem desse tipo de imóvel é a economia financeira, uma vez que estruturas de uso comum reduzem os custos na construção.

Sobrado

Sobrado é o tipo de casa que conta com dois ou mais pavimentos, com grande área construída, podendo ser utilizada para fins comerciais ou residenciais. De forma geral, cozinha, sala e áreas de lazer ficam no primeiro andar, enquanto os dormitórios ficam no piso superior.

Essa edificação tem a vantagem de oferecer uma melhor divisão dos ambientes, garantindo maior conforto. Além disso, há mais privacidade, já que os visitantes podem ficar restritos às áreas comuns, localizadas na parte inferior da casa, caso os moradores assim prefiram.

Bangalô

Esse tipo de imóvel consiste em casas térreas, ou seja, compostas por apenas um piso. Eles são muito comuns nos países da América do Norte e na Índia, podendo ser feitos de madeira ou de alvenaria. Na maioria das vezes, esse tipo de residência conta com uma varanda no entorno de toda a edificação.

Trata-se de um modelo simples e de fácil locomoção interna, já que não tem outros níveis e escadas, favorecendo maior integração dos ambientes. Além disso, existe a opção de montar áreas de lazer na varanda.

Edícula

A edícula é uma pequena casa localizada no fundo de um terreno. Normalmente, ela inclui apenas uma sala, banheiro, cozinha, área de serviço e um dormitório. Ela pode ter garagem e entrada próprias, independentes daquelas que atendem a casa principal.

Essa é uma boa opção para quem deseja dividir o ambiente residencial. Esse tipo de imóvel permite ter familiares (idosos, por exemplo) ou amigos morando próximo de você, em um mesmo terreno, mas sem prejudicar a privacidade de cada um dos moradores.

Apartamento

Apartamento é um tipo de imóvel que oferece áreas de lazer comuns e ambientes privativos aos seus moradores. Os espaços de uso coletivo podem contar com quadras, academias, salão de festas, salão de jogos, garagem, entre outros.

As unidades residenciais, por sua vez, podem ser divididas em um ou mais edifícios de um condomínio. Cada andar pode ter um ou mais apartamentos, sendo que o acesso aos pavimentos pode ser feito por meio de escadas ou elevadores.

E-book Apartamentos CompactosPowered by Rock Convert

Cada proprietário é responsável pelo pagamento de uma taxa condominial, destinada a cobrir as despesas comuns dos condôminos. Para administrar os gastos e fazer a cobrança é eleito um síndico, que cumpre suas atribuições em mandato temporário, sendo remunerado por isso — em dinheiro ou por meio de desconto na taxa.

Giardinos

Há vários modelos de apartamentos, a depender da quantidade de quartos e tamanho da área construída. No térreo, pode haver os giardinos ou gardens, que são unidades com área privativa — um quintal cujo uso pode ser adaptado aos interesses do morador, com a construção de uma piscina ou apenas um jardim, por exemplo.

Coberturas

Geralmente compostas por dois andares, as coberturas são apartamentos localizados nos últimos pavimentos do edifício. No andar inferior costumam ficar os quartos, cozinha, sala e banheiros; no superior, são instaladas as áreas de lazer.

Esse tipo de imóvel é ideal para quem quer morar em prédio, mas precisa de mais espaço. A vantagem da cobertura é ter um espaço externo individual, que garante a privacidade do morador. Ela permite usufruir de ambientes a céu aberto, sem precisar recorrer às áreas comuns do prédio.

Entretanto, exatamente por terem uma área maior e um espaço para uso particular, as coberturas implicam um custo mais alto na hora da compra. Pelos motivos, elas exigem o pagamento de imposto e taxa de condomínio com valores mais elevados.

Kitnet

Kitnet é um apartamento com dimensões reduzidas. Ela é composta por um único quarto integrado aos outros ambientes (como a sala e a cozinha) e, usualmente, conta com apenas um banheiro. Esse modelo de imóvel é ideal para pessoas solteiras ou casais sem filhos.

A vantagem da kitnet é a facilidade de limpeza, tendo em vista a junção dos cômodos em um só ambiente. Outro benefício é a configuração dos espaços, que são adaptados para cumprir as mais diversas funções.

Loft

O loft é uma espécie de kitnet, porém, com espaços mais amplos. O pé-direito duplo da edificação costuma ser aproveitado com um mezanino, ou seja, um andar intermediário entre dois pavimentos, com vista para o andar inferior.

Esse é um tipo de residência que atende bem famílias menores ou pessoas que moram sozinhas. Ele oferece, ainda, o diferencial de ter um ambiente separado dos outros, garantindo maior privacidade.

Flat

Os flats são ideais para quem quer ter a comodidade de morar em um ambiente compacto, com ambientes integrados. Geralmente, é possível adquiri-los ou alugá-los já montados, com móveis e utensílios para o dia a dia.

Além disso, você pode contar com a facilidade de um estilo de vida parecido com o de quem vive em um hotel, porém, pagando valores menores. São oferecidos serviços de quarto e de lavanderia, internet e áreas de lazer completas.

Esse modelo de residência é uma ótima opção para moradia provisória ou para quem não passa muito tempo em casa e, por isso, não tem tempo para realizar tarefas domésticas. É muito conforto para um espaço tão pequeno!

Como você pôde ver, há vários os tipos de imóveis e é fundamental conhecer suas peculiaridades para escolher corretamente a opção que melhor atende o seu perfil e os seus interesses.

Está procurando um imóvel para comprar em Fortaleza e ainda tem dúvidas sobre que tipo escolher? Que tal contar com ajuda profissional? Entenda como uma imobiliária pode ajudar!